Geral

Exposição em Londres celebra os 65 anos da boneca Barbie

Podem ser vistas diferentes versões da boneca, desde a sua criação em 1959

Agência O Globo - 01/07/2024
Exposição em Londres celebra os 65 anos da boneca Barbie

O Museu do Design de Londres inaugurou na última sexta-feira, uma exposição dedicada à boneca Barbie, que completa 65 anos de história, com mais de 180 modelos, incluindo um que esteve seis meses no espaço, em 2022.

Entenda: Taylor Swift é um mau exemplo para a meninas? Artigo de opinião espalha revolta na internet

'Dança dos famosos' completa 20 anos em 2025; veja lista dos vencedores desde a primeira edição

Um ano depois do sucesso do filme homônimo de Greta Gerwing, estrelado pela atriz Margo Robbie, Barbie chega ao Museu do Design , na zona oeste de Londres, para uma exposição que mostra a evolução da "boneca mais famosa do mundo" desde a sua criação.

A exposição começa com a "Barbie número 1", primeiro modelo, criado em 1959, pela empresa americana Mattel. Além dela, também apresenta a surfista “Sunset Malibu Barbie”, muito popular na década de 1970, e a “Barbie Totally Hair”, de 1992, com seus longos cabelos, a mais vendida no mundo com 10 milhões de exemplares. As primeiras Barbies negras ou cadeirantes também integram a exposição.

Os organizadores da mostra disseram estar orgulhosos de exibir “a única Barbie que já esteve no espaço”. Este modelo de boneca foi pensado para se parecer com a italiana Samantha Cristoforetti, a primeira europeia a comandar a Estação Espacial Internacional (ISS). A astronauta italiana viajou ao espaço com a boneca durante seis meses em 2022.

A exposição permite ver vídeos de Samantha Cristoforetti no espaço, flutuando ao lado da boneca.

“Estamos muito satisfeitos que a boneca de Samantha seja apresentada pela primeira vez desde o seu retorno da ISS no Design Museum”, disse Danielle Thom, curadora da exposição, citada em um comunicado à imprensa.

Para Tim Marlow, diretor do museu, “o design está no centro da história da Barbie desde a sua criação”. Os visitantes poderão ver “a influência de designers e arquitetos, de Florence Knoll a Frank Gehry, no mundo da Barbie”, segundo a instituição. A exposição também dedica uma seção a Ken, o eterno companheiro masculino da Barbie, e também à sua irmã mais nova, Skipper.