Geral

Resultado do Festival de Parintins sai hoje; saiba quando começa a apuração que define campeão

Disputa do título está dividida entre o boi Garantido e o boi Caprichoso; emissora local transmite liberação das notas por meio do YouTube

Agência O Globo - 01/07/2024

O campeão do tradicional Festival de Parintins, em 2024, será revelado nesta segunda-feira (1º), no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus), no Amazonas, na arena onde acontecem as festividades folclóricas que se estenderam entre a última sexta-feira (28) e o último domingo (30). Ao longo dos últimos três dias, os bois Caprichoso e Garantido disputaram o título pela 57ª vez. A apuração será iniciada às 14h, no horário de Manaus —e às 15h (no horário de Brasília) —, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da emissora amazonense A Crítica.

Festival de Parintins 2024: saiba onde assistir a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso

Sapucaí x Parintins: conheça as semelhanças e diferenças entre a festa do boi e o carnaval do Rio

Com o tema "Cultura, o triunfo do povo", o boi Caprichoso tentará o tricampeonato este ano — a associação da cor azul venceu as duas últimas edições, em 2022 e 2023. Já o boi Garantido, vermelho, maior vencedor da festa com 32 títulos (o rival tem 25), quer voltar a pôr a mão na taça. O Garantido é o boi que tem a ex-BBB Isabelle Nogueira como cunhã-poranga.

Como é definido o título do Festival de Parintins?

Em cada um dos três dias do festival, os bois-bumbás tiveram duas horas e meia para se apresentar no Bumbódromo. A apuração é sempre realizada na segunda-feira seguinte às festividades.

Assim como no carnaval do Rio de Janeiro, os jurados dão notas de 0 a 10 em diversas categorias, entre elas coreografia, porta-estandarte, toada (letra e música) e alegoria. Ao todo, são 21 seções divididas em três blocos: Comum/Musical, Cênico/Coreográfico e Artístico. Torna-se campeão o boi que somar mais pontos após a apuração.

Os 21 quesitos analisados pelos jurados são: Apresentador, Levantador de Toadas, Batucada/Marujada, Ritual Indígena, Porta-Estandarte, Amo do Boi, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã-poranga, Boi Bumbá Evolução (tripa do boi), Toada, Pajé, Povos Indígenas, Taxauas, Figura Típica Regional, Alegorias, Lenda Amazônica, Vaqueirada, Galera, Coreografia e Organização do Conjunto Folclórico.