Esportes

Flamengo acerta venda de joia da base para o futebol português

Atacante André Luiz já atuava por empréstimo ao Estrela Amadora e assina até 2028

Agência O Globo - 29/06/2024
Flamengo acerta venda de joia da base para o futebol português

Emprestado pelo Flamengo ao Estrela Amadora desde agosto do ano passado, o atacante André Luiz será comprado em definitivo pelo clube luso. Com quatro gols marcados no Campeonato Português, o jogador foi um dos destaques da campanha do time, que escapou do rebaixamento e conseguiu se manter na elite do futebol local.

Com aval de Leila e Abel: Palmeiras prepara investida em Gabigol, e partes iniciam namoro à distância

Ex-vendedor de balas no sinal e cria de comunidade do Rio: quem é Janderson, carrasco do Fluminense contra o Vitória

André chegou aos profissionais do Flamengo em 2021, fazendo sua estreia na última partida do Campeonato Brasileiro daquele ano, contra o Atlético-GO, sob grande expectativa. No ano seguinte, porém, ele atuou em apenas três jogos pelo time principal, sendo dois deles pelo estadual.

Novamente com poucas chances em 2023, André acabaria emprestado ao Estrela Amadora em agosto, início da temporada europeia. Em seu primeiro ano no Velho Continente, o atleta (que veste a camisa 10 clube) atuou em 28 partidas, metade delas como titular. O jogador assinou contrato até 2028 com o Estrela, clube que também conta com mais 13 brasileiros no elenco, entre eles o atacante Léo Jabá, ex-Corinthians e Vasco.

O jogador já foi considerado uma das principais joias do clube pela diretoria, sendo um dos queridinhos do então técnico Maurício Souza, que o colocou para jogar mais enfiado e não apenas atuando pelas pontas. O resultado foi bom. Apelidado de o "Homem de Gelo", André demonstrava frieza para marcar os gols.

Pela base, ao longo de 2021, ele balançou as redes 12 vezes, no Brasileiro e no Estadual, sendo titular em 90% dos jogos. Canhoto, alto (1,85), tem boa velocidade e também faz bem o pivô. Além de ser goleador, André Luiz também se destacava pelas assistências.

Artilheiro da equipe no certame nacional e vice-artilheiro no regional naquele ano, André chegou a ter multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 310 milhões na cotação da época). O atacante chega uao Flamengo após se destacar na base do América-RJ.