Geral
Após 80 dias de greve, aulas devem ser retomadas em julho

O governo federal e os profissionais de Educação assinaram acordo na noite dessa quinta-feira (27). Com isso, a greve que durou oitenta dias acabou. As aulas devem ser retomadas agora em julho.


Para os professores, o acordo prevê aumento de 9% em 2025; e 3,5% em 2026, além de mudanças na progressão da carreira. Com o reajuste de 9% do ano passado, a categoria terá aumento de 28%, segundo o governo, acima da inflação esperada para o período 2023 a 2026.
Para os técnicos-administrativos, estão previstos aumentos de 4% em 2025; e 4,1% em 2026. O reajuste médio vai ser 31,2% em quatro anos. O servidor desta categoria poderá alcançar o topo da carreira em 15 anos.
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior avalia que, apesar de insuficientes, os avanços no acordo são uma vitória.
Na internet, a Secretária de Comunicação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Teresa Bahia, disse que, apesar de não conseguir aumento em 2024, a categoria conquistou avanços importantes, entre eles a recomposição do orçamento dos institutos federais.
Educação Entidades avaliam que, apesar de insuficiente, acordo teve avanços Brasília 28/06/2024 - 14:21 Samia Mendes / Fran de Paula Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional greve da educação Professores Técnico-Administrativos sexta-feira, 28 Junho, 2024 - 14:21 73:00
Mais lidas
-
1INVESTIGAÇÃO NA IGREJA
Padre é afastado pela Diocese de Penedo após denúncia de tentativa de abuso sexual
-
2ISRAEL
EUA deslocam mais de 30 aviões-tanque em possível preparação para guerra Israel-Irã
-
3DENÚNCIA E INVESTIGAÇÃO
Veja como ocorreu a denúncia que levou ao afastamento de padre em Penedo por suspeita de assédio sexual
-
4POLÍCIA
Advogada e homem são presos com drogas durante abordagem policial em Arapiraca
-
5ORIENTE MÉDIO
Guerra com Irã pode arrastar os EUA para a 3ª Guerra Mundial, diz ex-assessor do Pentágono