Geral

Bill Cobbs, ator de 'O guarda-costas' e 'Uma noite no museu, morre aos 90 anos

Com mais de 50 filmes no currículo, ele esteve também em 'Cotton Club', 'A cor do dinheiro' e 'Demolidor'

Agência O Globo - 27/06/2024
Bill Cobbs, ator de 'O guarda-costas' e 'Uma noite no museu, morre aos 90 anos
Bill Cobbs, ator de 'O guarda-costas' e 'Uma noite no museu, morre aos 90 anos - Foto: Reprodução/internet

Bill Cobbs, ator conhecido pelos papéis nos filmes "O guarda-costas" e "uma noite no museu", morreu na noite de terça-feira (25) de causas naturais. Ele tinha 90 anos e estava em casa, em Riverside, na Califórnia.

Um ano e meio após acidente: Jeremy Renner aparece em foto sem camisa em capa de revista e fala sobre cicatrizes

‘Renascer’: Mariana é boa ou má, afinal? Na versão original, personagem até cometeu assassinato; relembre

Natural de Cleveland, nos EUA, Cobbs interpretou o empresário de Whitney Houston em "O Guarda-Costas", o irmão mais velho de Medgar Evers em "Fantasmas do Passado", e o Mestre Tinker, construtor do homem de lata, em "Oz: Mágico e Poderoso", de Sam Raimi.

Na TV americana, Cobbs esteve no elenco de "The Slap Maxwell Story", "The Drew Carey Show" e "The Gregory Hines Show". Foi ainda o doutor Emory Erickson, o inventor do transportador, em "Star Trek: Enterprise".

Herdeiras do império: conheça as filhas de Silvio Santos que assumiram responsabilidades do pai nos negócios

Em "Na Roda da Fortuna", filme dos irmãos Coen protagonizado por Tim Robbins e Paul Newman, Cobbs interpretou Moses, o homem do relógio que tinha a habilidade de parar o tempo.

Na franquia "Uma noite no museu", ele foi Reginald, o segurança prestes a se aposentar; O personagem voltou para a continuação do filme, em 2014.

Wilbert Francisco Cobbs nasceu em 16 de junho de 1934. Depois de se formar na East Tech High School em Cleveland, serviu por oito anos na Força Aérea americana, trabalhou para a IBM e vendeu carros. Atuou pela primeira vez em 1969 no musical anti-apartheid "Lost in the Stars no Karamu House", em Cleveland.

Um ano depois da estreia nos palcos, ele se mudou para Nova York, onde passou a integrar a Negro Ensemble Company. Sua estreia nos cinemas foi em "O sequestro do metrô", filme de 1974, com Walther Mathau e Robert Shaw.

Com mais de 50 filmes no currículo, Cobbs esteve também em Trocando as Bolas (1983), Cotton Club (1984), A Cor do Dinheiro (1986), A Última Aposta (1991), Demolidor (1993), Sem Limites (2009) e Os Muppets (2011).