Internacional

Quem é o general Juan José Zúñiga, apontado como nome por trás de tentativa de golpe, na Bolívia

Agência O Globo - 26/06/2024
Quem é o general Juan José Zúñiga, apontado como nome por trás de tentativa de golpe, na Bolívia

Demitido na terça-feira, o general do Exército boliviano Juan José Zúñiga é o nome por trás das mobilizações de tropas e tanques que tomaram a frente da sede da presidencial em La Paz, na Praça Murillo. A ação foi denunciada pelo presidente Luis Arce, que classificou as movimentações militares como "irregulares", e o ex-presidente Evo Morales afirmou existir um golpe de estado em curso.

Membro do alto escalão do Exército boliviano, Zúñiga atuava como Comandante Geral até sua demissão nesta semana, segundo o jornal boliviano El Deber. Controvérsias e acusações diversas fazem parte da carreira do militar. Enquanto ocupava o cargo de Chefe do Estado-Maior, por exemplo, ele foi identificado por Evo Morales como um dos nomes envolvidos em um suposto plano para perseguir lideranças políticas.

Nesta segunda-feira, Zúñiga, durante uma entrevista na televisão, disse que Morales não poderia mais ser o presidente do país. O militar declarou que não permitira "que a Constituição fosse pisoteada, que desobedecesse ao mandato do povo”.