Internacional

Tempestades inundam estradas e interrompem tráfego aéreo em Genebra; veja fotos

Mais de 50 voos foram cancelados na terça-feira, na terceira maior chuva desde 1981

Agência O Globo - 26/06/2024
Tempestades inundam estradas e interrompem tráfego aéreo em Genebra; veja fotos
Tempestades inundam estradas e interrompem tráfego aéreo em Genebra; veja fotos - Foto: Reprodução / internet

Tempestades repentinas atingiram na terça-feira todo o sudoeste da Suíça, alagando as estradas e interrompendo temporariamente o tráfego aéreo no aeroporto de Genebra, na terceira maior precipitação registrada no país desde 1981. Mais de 50 voos foram cancelados.

Caçadores de tempestades: granizo do tamanho de um abacaxi encontrado no Texas (EUA) bate recorde

Banhista morre ao ser atingido por raio nos Estados Unidos; ele voltava para retirar crianças do mar durante tempestade

Em Morges, um riacho transbordou, inundando as ruas do centro da cidade com água de cor amarronzada. De acordo com o município, ninguém ficou ferido, mas o fluxo de água atingiu 43 metros cúbicos por segundo, bem acima do recorde de 100 anos de 34 metros cúbicos por segundo.

Olivier Duding, do Escritório Federal de Meteorologia e Climatologia da Suíça, disse à agência AP que a cidade de Auberson, na fronteira com a França, recebeu quase 113 milímetros (4,5 polegadas) de chuva em duas horas.

Tempestades fortes e violentas, incluindo relâmpagos, atingiram uma área próxima ao aeroporto e mais de 50 voos de ida e volta foram cancelados na terça-feira, de acordo com Ignace Jeannerat, porta-voz do aeroporto de Genebra, que contou à AP que uma dúzia de voos foi desviada para outros aeroportos.

O provedor de serviços de navegação aérea, SkyGuide, revelou à AP que o porão de seus escritórios em Genebra foi inundado, causando uma falha no sistema de resfriamento que forçou o fechamento temporário de suas operações pouco depois das 22h. O tráfego aéreo no aeroporto foi retomado na manhã desta quarta-feira.