Internacional
Coreia do Norte falha em teste de possível míssil hipersônico, dizem militares de Seul
Lançamento ocorre em momento de aumento das tensões na península coreana
A Coreia do Norte disparou o que parece ser um míssil hipersônico nesta quarta-feira, mas o lançamento terminou com uma explosão em pleno voo, informou um oficial do Estado-Maior Conjunto (EMC) sul-coreano. O projétil foi lançado pela manhã de uma área perto de Pyongyang, enquanto as agências de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos realizavam uma análise detalhada, segundo um comunicado da EMC.
Leia também: Coreia do Norte envia mais de 300 balões com lixo para vizinha do Sul
'Grande erro': Putin adverte Coreia do Sul sobre envio de armas à Ucrânia após acordo de Rússia e Coreia do Norte
O responsável militar indicou que o teste do que parecia ser um míssil hipersônico falhou depois de percorrer cerca de 250 km.
Ele notou que o projétil parecia emitir mais fumaça do que o normal, sugerindo a possibilidade de um problema de combustão.
O Japão também confirmou o lançamento, e sua Guarda Costeira disse que teria desembarcado no Mar do Japão. O lançamento ocorreu em um momento de aumento das tensões na península coreana, com o país comunista a enviar balões cheios de lixo para a Coreia do Sul.
Analistas sugeriram que a Coreia do Norte, um país com armas nucleares, poderia estar testando aumentar a produção de mísseis de cruzeiro e artilharia antes de os enviar para a Rússia para utilização na Ucrânia. Um relatório do Pentágono, de maio, confirmou este comportamento.
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube
-
2JUSTIÇA CÉLERE
Juiz nega intervenção administrativa e suspensão de recursos ao CSE
-
3A REVANCHE
CSE sob ameaça de intervenção: advogado entra com pedido de administração judicial e suspensão de recursos públicos e privados ao clube
-
4LOTERIA
Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões
-
5EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia