Economia
Motoristas do Estado do Rio poderão parcelar IPVA vencido de 2020 a 2023 em até 12 vezes sem juros
Proposta que havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em 29 de maio foi sancionada pelo vice-governador

Os motoristas do Estado do Rio poderão parcelar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vencido de 2020 a 2023, em até 12 vezes sem juros. A proposta — que havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em 29 de maio — foi sancionada pelo vice-governador Thiago Pampolha e publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (dia 25). A nova Lei 10.433/2024 autoriza o governo estadual a criar o programa IPVA em Dia.
Viu isso?: Estado do Rio tem 5.501 chances de estágio, aprendiz e emprego abertas
De acordo com o texto, o pedido de ingresso no programa poderá ser apresentado pelo condutor até 29 de novembro de 2024. A forma como isso será feito ainda será divulgada.
A entrada ficará condicionada ao deferimento dessa solicitação por parte da autoridade competente e ao pagamento do valor da primeira parcela.
Além disso, será condição prévia para o ingresso no IPVA em Dia que o imposto referente ao exercício de 2024 já esteja quitado.
Confira ainda: Amil pode ter que indenizar cerca de 340 mil usuários por alienação de carteira. Entenda
O que acontecerá com quem está contestando o IPVA em atraso?
Ao ingressar no programa, o contribuinte precisará desistir de eventuais impugnações, defesas e recursos administrativos em curso.
Nos casos de ações judiciais já propostas pelos devedores para discutir esses débitos em atraso, a adesão ao IPVA em Dia também resultará na imediata extinção dos processos. Assim, os proprietários dos veículos deverão arcar com as custas judiciais de baixa, "renunciando a quaisquer honorários sucumbenciais".
Como ficará o licenciamento de 2024?
O proprietário poderá fazer o licenciamento anual do veículo referente a 2024 de acordo com o calendário já divulgado pelo Detran.RJ, se houver a quitação total do imposto em atraso (à vista ou de forma parcelada) até a data estipulada no cronograma a seguir:
Veículos com final de placa 0, 1 e 2 - prazo de licenciamento termina em até 31 de julho
Veículos com final de placa 3, 4 e 5 - prazo de licenciamento termina em 31 de agosto
Veículos com final de placa 6, 7, 8 e 9 - prazo de licenciamento termina em 30 de setembro
O único ponto vetado por Thiago Pampolha foi o trecho que permitia licenciar o veículo em 2024 já a partir do pagamento da primeira parcela do IPVA em Dia. A justificativa do vice-governador foi que uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que “o veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas”.
Leia ainda: INSS: dados de milhões de beneficiários ficaram expostos após acesso indiscriminado a sistemas. Entenda
Cancelamento
O parcelamento do IPVA em atraso será cancelado nas seguintes hipóteses:
Inadimplência de três parcelas consecutivas ou alternadas
Não apresentação da comprovação da desistência de contestação do débito
Descumprimento de outras condições, a serem estabelecidas na regulamentação da lei
O que acontecerá se o parcelamento for cancelado?
Em se tratando de crédito ainda não inscrito na Dívida Ativa do Estado, diante de um eventual cancelamento do parcelamento, haverá a inscrição e o ajuizamento da execução fiscal.
Se o crédito já estiver inscrito e ajuizado, haverá o imediato prosseguimento da execução fiscal.
Mais lidas
-
1ARTIGO
Dulce Melo escreve: "Um marginal travestido de policial militar"
-
2CHACINA
Major da PM é morto ao resistir à prisão em Maceió; antes, ele matou o filho e o cunhado
-
3CHACINA
Major da PM morre ao resistir à prisão no Prado; há informações de que outras três pessoas também morreram
-
4TRAGÉDIA EM MACEIÓ
Do quartel ao crime: a fuga do major da PM que terminou em tragédia
-
5NESTA TERÇA
Chacina no Prado: filho do major que surtou e matou duas pessoas será sepultado em Palmeira dos Índios