Internacional
Assange concorda em se declarar culpado em troca de liberdade, encerrando impasse com os EUA
Acordo põe fim a uma prolongada batalha que começou depois de o fundador do WikiLeaks ter revelado segredos de Estado na década de 2010

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, concordou em se declarar culpado nesta segunda-feira de uma única acusação de crime de disseminação ilegal de material de segurança nacional em troca de sua libertação de uma prisão britânica, encerrando seu longo e amargo impasse com os Estados Unidos.
Assange, 52 anos, recebeu seu pedido para comparecer perante um juiz federal em um dos postos mais remotos do judiciário federal, o tribunal de Saipan, capital das Ilhas Marianas do Norte, de acordo com um processo judicial tornado público na noite desta segunda-feira.
Salvo problemas de última hora, o acordo põe fim a uma batalha prolongada que começou depois de Assange ter sido alternadamente celebrado e insultado por revelar segredos de Estado na década de 2010. Estes incluíam material sobre a atividade militar americana no Iraque e no Afeganistão, bem como telegramas confidenciais partilhados entre diplomatas.
Durante a campanha de 2016, o WikiLeaks divulgou milhares de e-mails roubados do Comitê Nacional Democrata, levando a revelações que envergonharam o partido e a campanha de Hillary Clinton.
*Em atualização.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia
-
3DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5TRANSMISSÃO
ASA será o primeiro clube a exibir jogo em sua plataforma digital, após a liberação da CBF