Internacional
Taiwan ‘não cederá à pressão’ da China, diz presidente Lai Ching-te
China acusa Lai de ser um 'separatista perigoso'
O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, disse nesta quarta-feira que a ilha autônoma permanecerá firme diante da pressão da China.
“Além da força militar, (a China) tem usado cada vez mais métodos não tradicionais de coerção para tentar subjugar Taiwan”, disse Lai, durante uma conferência de imprensa que marcou o seu primeiro mês no cargo.
China ameaça Taiwan com invasão se ilha tentar declarar independência
Exercícios militares: Taiwan classifica cerco chinês como provocação 'irracional', e Pequim faz alerta a separatistas
"No entanto, Taiwan não cederá à pressão. O povo de Taiwan defenderá resolutamente a sua soberania nacional e manterá o seu modo de vida democrático e livre", acrescentou.
A China intensificou a pressão militar e política sobre o governo de Taipei nos últimos anos, incluindo manobras militares em torno da ilha, três dias após o início do governo de Lai.
Segundo Pequim, os exercícios de guerra foram um “castigo” pelo discurso inaugural de Lai, que descreveu como uma “confissão da independência de Taiwan”.
A China considera Taiwan parte do seu território e não descarta o uso da força para recuperá-lo.
Entretanto, os Estados Unidos anunciaram na terça-feira a aprovação de duas vendas de armas a Taiwan, incluindo US$ 300 milhões em drones e US$ 60,2 milhões em vários equipamentos, como mísseis guiados de precisão.
Lai agradeceu a Washington pelo apoio e reiterou a necessidade de desenvolver “resiliência” na estratégia de defesa de Taiwan.
“O povo de Taiwan ama a paz e é gentil com os outros, mas a paz deve ser apoiada pela força. Alcançar a paz através da preparação é a forma de evitar conflitos”, disse o governante. A China chamou Lai de “separatista perigoso”.
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube
-
2EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
3A REVANCHE
CSE sob ameaça de intervenção: advogado entra com pedido de administração judicial e suspensão de recursos públicos e privados ao clube
-
4ACIDENTE
Adolescente morre ao perder controle de motocicleta em Arapiraca
-
5ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui