Variedades

Inspire-se nos looks de festa junina de Juliette, Isabelle Nogueira, Bia do Brás e outras 13 famosas; drible a mesmice

Muitas celebridades estão apostando este ano em roupas que reinventam o tradicional, dando um toque de modernidade, glamour e, claro, muita criatividade; especialista ensina como adaptar as tendências

Agência O Globo - 16/06/2024
Inspire-se nos looks de festa junina de Juliette, Isabelle Nogueira, Bia do Brás e outras 13 famosas; drible a mesmice

No mês de junho, todo mundo pega o caminho da roça... E nas diversas festas juninas que estão rolando pelo país, as artistas e influenciadoras já mostraram que o look para o São João vai muito além da camisa xadrez. Juliette, Thaynara OG, Beatriz Reis e Isabelle Nogueira são algumas das celebridades que apostaram em trajes típicos que reinventam o tradicional, dando um toque de modernidade, glamour e, claro, muita criatividade. Confira nestas páginas os modelitos usados por famosas, que vão dos mais simples aos mais elaborados. As tendências permitem adaptações para o seu estilo, com itens que você já pode até ter em seu guarda-roupa.

Veja como apostar na tendência: Vermelho cereja, a cor do momento, conquista de Ivete Sangalo a Beyoncé

Frizz agora pode! Celebridades como Zendaya, Jennifer Lopez e Iza abandonam os fios superalinhados e adotam a textura natural

Misturando o xadrez com uma microssaia, a atriz e ex-BBB Bruna Griphao combinou o clássico junino com uma pegada urbana e moderna. Para um look original, a dica da consultora de moda Maria Claudia Pompeo é misturar estampas tradicionais com acessórios menos óbvios, como chokers e botinhas estilizadas:

— Ela ficou meio roqueira passeando na roça (risos). Essa é a opção mais comum. A saia xadrez já dá o tom.

A funkeira Valesca Popozuda também apostou no básico, mas investiu mais em customização.

— Ela botou um cropped, customizou uma saia jeans com diversas texturas de xadrez, calçou uma bota, meteu um choker no pescoço com florzinha, uma trancinha no cabelo com fitilho... Completou com um cinto de tachinha, que todo mundo tem no armário que eu sei! Mesmo que seja caquético (risos) — brinca a consultora, que completa: — Essa combinação já tira mais o peso de roqueira, até pela escolha das cores.

Inspirada no Bumba Meu Boi maranhense, a dançarina Lore Improta incorporou o estilo cowgirl com um toque brasileiro. Para reproduzir esse visual, invista em franjas, chapéus estilizados e outros acessórios.

— A tendência está bombando, ainda mais depois de Beyoncé lançar seu último álbum. A roupa da Lore Improta é bem brasileira, adaptada para a cultura maranhense — observa a stylist.

Vanessa Lopes e Juliette abraçaram o estilo corpete com minissaia de babados.

— As famosas estão usando muito saias assim, micro, com bastante perna de fora mesmo. Só que essas são mais estruturadas, armadas. Juliette usa um acessório interessante, um colar com penduricalhos de milho — ressalta Maria Claudia, que completa: — Para reproduzir, é bom prestar atenção nas manguinhas e num decote de coração, para ficar bem bonitinho. Esses looks das artistas são confeccionados, mas tem como adaptar. Para conseguir essa silhueta, o importante é marcar bem a cintura, além de usar uma minissaia armada e com babados.

A ex-BBB Vivian Amorim escolheu um modelito em veludo preto e um chapéu de vaqueiro, que ficou minimalista e elegante. Incorporar elementos como chapéus num visual mais simples é uma ótima ideia, segundo a consultora:

— Ela colocou um chapéu de vaqueiro, bem dentro do tema. O veludo também é muito usado. Mais uma vez , temos um exemplo de cintura bem marcada, sainha mais armada.... Embora ela tenha dispensado os babados. Tudo combinadinho. Simples e gracioso!

A cantora Solange Almeida mergulhou na tendência dos lacinhos combinando uma saia longa de tule e uma camisa xadrez.

— Os laços têm aparecido demais. Achei ótimo! Ela pegou muito bem a inspiração do xadrez, com um toque de high-low. Ficou um luxo essa saia de tule com laços aplicados e o cinto de grife, com a camisa xadrez amarrada que dá um clima despojado — opina a stylist.

Segundo Maria Claudia, a customização de peças com fitas de cetim é uma maneira simples e eficaz de dar um toque diferente ao traje:

— Acho fácil de reproduzir, porque em lojas de aviamentos você encontra os laços ou as fitas de cetim e pode até colar na saia com cola quente para conseguir esse efeito.

Com um vestido de chita e fuxicos, a apresentadora Rita Batista, do “É de casa”, mostrou toda a sua brasilidade.

— Chita e fuxico... não tem nada mais brasileiro! O vestido está muito legal, divertido, colorido. Eu só colocaria uma bijuteria mais ligada ao tema para não destoar tanto — observa a especialista.

Quem também apostou na chita foi Thaynara OG, que está à frente de uma das festas de São João mais badaladas do Brasil.

— O uso da chita da cabeça aos pés é bem marcante. Ela misturou o moderno com a tradição. Na hora de montar um look inspirado no dela, é interessante brincar com as proporções exageradas, mas com equilíbrio. No caso de Thaynara, o vestido é justo, mas a manga é grande — ensina Maria Claudia.

Isabelle, do “BBB 24”, e Mani Reggo, ex do campeão Davi Brito, utilizaram o tecido de juta, uma fibra natural, para criar visuais com uma pegada rústica:

— Isabelle fez uma mistura de texturas e materiais, como fitas de cetim entremeadas com bandeirinhas e outras aplicações. O tom é de bege, areia, e o material é rústico. A estrutura do vestido da Cunhã está mais “firme”. Já a roupa da Mani está bem maleável, a modelagem é mais ampla, aproveitando o caimento natural meio armadinho da juta.

A dica para algo nesse estilo é usar outros tecidos de fibras naturais, como o linho:

— Ou até uma peça de algodão mesmo dessa cor ou tingida pra ficar com esse tom de bege. O linho que a gente encontra hoje, mais barato e fácil de achar, é misto com viscose. Ele geralmente tem esse aspecto rústico, com a trama mais aberta.

Tendo uma lingerie como base, Livia Andrade usou um traje de noiva estilizado. Para adaptar, é só apostar em lingerie e tule:

— Esse é facílimo de reproduzir. Vai ser preciso 1,5m de tule. É só aplicar na cintura e customizar com outros itens, como flores.

Já a ex-BBB Sarah Aline surgiu elegante com um vestido com fitas de cetim.

— Esse vestido tem um corte bem de época, muito lindo e detalhado, com aplicação de fitas de cetim — diz a consultora, que completa: — Mas festa junina combina mais com bota.

Com um mix de bandeirinhas, botas e fivelas, Beatriz Reis bancou a rebelde no arraiá. Incorporar acessórios punk, como peças de couro, ao look junino adiciona uma camada de atitude:

— É um figurino supercriativo. Bem roqueirinha cowgirl, com um mix de informações e tendências. Tem as bandeirinhas típicas, as botas da tendência western, mas também traz uma pegada cultural do sertanejo, do vaqueiro. A peça de cima é aberta e o cropped dá um peso ao look, junto com as fivelas que conversam bem com o cinto. Mais uma vez, o segredo é se jogar nas lojas de armarinho, para montar bandeirinhas e esses acessórios.

A cantora e atriz Lucy Alves escolheu um conjunto jeans, com um superplus: o crochê.

— O que deu o borogodó foi esse trabalho todo manual. Uma coisa legal é a proporção das mangas, que estão bem bufantes. Adorei o uso do branco porque saiu do colorido e trouxe personalidade. Causou um impacto, porque ficou bem diferente da maioria, que segue o padrão xadrez ou florido — analisa a stylist.

Para Maria Claudia, a customização é o segredo para o sucesso. Fitas de cetim, laços, aplicações com outros tecidos e crochê são muito bem-vindos na personalização de peças básicas do guarda-roupa. Sobreposições criativas, sem medo de misturar texturas e estampas, funcionam muito bem!

— Para um look junino criativo, é bom ter uma dose de trabalho manual, mas não é difícil reproduzir. A gente consegue achar bastante coisa em lojas que vendem itens de costura e artesanato. A pessoa também pode usar uns retalhos que tenha em casa. É só sair aplicando nas roupas. Todo mundo tem jaqueta, saia ou short jeans no armário para isso — ensina.

Chapéus, botas, cintos e bijuterias podem transformar um visual simples em algo espetacular. Portanto, nada de subestimar o poder de um bom acessório para destacar seu estilo:

— Algumas famosas usam chapéus inspirados no Bumba, com franjas, canutilhos, outras vão na tendência do vaqueiro, de cowboy.Pronta para arrasar no arraiá?