Geral

Após influenciadora mostrar marido tomando leite materno, especialistas explicam: adultos também podem consumir?

Especialistas e cientistas da área afirmam que, apesar de o leite ser totalmente seguro entre mãe e filho, não é recomendado tomá-lo como adulto

Agência O Globo - 16/06/2024
Após influenciadora mostrar marido tomando leite materno, especialistas explicam: adultos também podem consumir?

A influenciadora Shantal deu o que falar nas redes sociais ao mostrar o marido, o também influenciador Mateus Verdelho, experimentando o leite materno. Na filmagem, ele aparece com o filho recém-nascido do casal, Guiseppe, enquanto segura um recipiente com o líquido. Logo em seguida, ele se refere ao leite como "shot de imunidade" e ingere o líquido. Mas afinal, o consumo de leite materno por adultos é recomendado?

Stalker de Débora Falabella: todo perseguidor tem um problema mental? Especialistas respondem

Enxaqueca: Estudo descobre que há relação entre altas temperaturas e as temidas crises de dores de cabeça

Ao tomar o leite materno, Mateus afirma que parece "água de coco". Após o assunto render nas redes sociais, a empresária rebateu algumas críticas que recebeu e afirmou que o leite materno é "muito potente para a imunidade". "Uma criança até os seis meses só toma isso e mesmo assim se desenvolve por completo. É muito nutritivo".

"Acho que tem gosto de doce de leite e o Mateus disse que tem gosto de água de coco bem doce. E aí fica o questionamento: 'Por que vocês não têm nojo de tomar o leite da vaca que fica com as tetas no chão, cheio de coco, e da mulher que toma banho, limpinha, vocês têm? Para com isso, pelo amor de Deus. Coisa mais limpa que tem", questionou aos seguidores.

Ela ainda cita que nos Estados Unidos e na Europa, há um "mercado informal de leite materno". No Reino Unido, mulheres britânicas que deram à luz recentemente passaram a vender seu leite materno pela internet. A prática ganhou dezenas de adeptos que estão anunciando o chamado 'ouro líquido' online por até £ 76 euros o litro, ou seja, aproximadamente R$ 438 o litro.

O leite materno atraiu uma reputação online como um superalimento para o fisiculturismo, isso porque as pessoas acreditam que se ajuda os bebês a ganhar massa rapidamente, o mesmo deveria ser verdade para adultos.

Especialistas e cientistas da área afirmam que, apesar de o leite ser totalmente seguro entre mãe e filho, não é recomendado tomá-lo como adulto. Isso porque o líquido pode ser adulterado ou armazenado incorretamente – e até mesmo transmitir doenças como DSTs.

'Fiz as pazes com a morte', diz médico que ficou paralisado após contrair rara complicação pós-Covid

Eles ainda afirmam que não há estudos que comprovem o auxílio no crescimento de músculos para homens, muito pelo contrário, visto que o leite materno é pobre em proteínas, rico em gordura e contém grandes quantidades de lactose que muitas pessoas não conseguem digerir — tornando-o um suplemento ruim para o fisiculturismo.

O leite materno é 88% água, mas os 12% restantes fornecem tudo o que um bebê precisa para crescer, como carboidratos, gorduras, proteínas e minerais.

Embora seja perfeito para bebês, o consumo por adultos pode ser arriscado — principalmente quando comprado de estranhos, pois podem ser misturados com outras substâncias ou armazenado incorretamente, tornando-se um perigo para a saúde. Transmitindo doenças infecciosas como hepatite B, HIV e sífilis.