Geral
'Russian Seasons': astros do canto lírico se apresentam no Rio a partir desta segunda (17)
Evento com artistas como Ildar Abdrazakov e Zinaida Tsarenko terá série de apresentações de música clássica, balé, exposições e palestras ao longo de três dias
Cem anos após apresentar pela primeira vez um festival com óperas russas, o Rio volta a receber alguns dos grandes nomes da cena erudita do país. Inédita celebração da cultura russa, as Russian Seasons traz nos próximos três dias uma série de apresentações de música clássica, balé, exposições e palestras.
Será a estreia no país da premiada mezzo-soprano Zinaida Tsarenko, uma estrela ascendente do canto lírico. Medalha de ouro no XVII Concurso Internacional de PI Tchaikovsky, ela se apresenta hoje, às 19h, no Theatro Municipal, na cerimônia de abertura do evento. Ao seu lado estará o grande astro da noite, o cantor lírico Ildar Abdrazakov, considerado um dos maiores baixos do mundo.
Eles serão acompanhados pelo pianista Sergey Davydchenko e pelo violinista Daniil Kogan, todos laureados no Concurso Internacional Tchaikovsky. A regência ficará a cargo do Maestro Denis Vlasenko, com participação especial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Antes do concerto, haverá uma exibição de figurinos no foyer do teatro com o tema "Art Masquerade".
Os ingressos, vendidos a preços populares, têm valor inicial de R$ 5 (meia-entrada). Toda a arrecadação do espetáculo de abertura será destinada às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, como parte do compromisso social do evento.
— Esta é uma experiência completamente nova para mim e é um grande prazer visitar o Brasil pela primeira vez e cantar para o público brasileiro — diz Tsarenko. — Espero ser bem recebida e que os ouvintes apreciem minha performance. Além disso, é um grande prazer conhecer um pouco da cultura brasileira e aprender algo novo para mim.
No repertório de Tsarenko esta noite estarão duas composições de Rimsky-Korsakov (a terceira “Canção de Lelya” da ópera “A Donzela da Neve” e a ária de Lyubasha da ópera “A Noiva do Tzar”) e Camille Saint-Saëns (a ária “Mon Coeur s'ouvre a ta voix” da ópera “Sansão e Dalila”). Já Ildar Abdrazakov interpretará obras de Tchaikovsky, Gounod e Albeniz.
Amanhã, às 14h, Tsarenko volta a se apresentar com Sergey Davydchenko e Daniil Kogan no Teatro Riachuelo. No repertório, composições de Serguei Rachmaninov e Piotr Tchaikovski.
Solista convidada do Teatro Mariinsky, Zinaida Tsarenko começou sua jornada musical no Conservatório Estatal de São Petersburgo de NA Rimsky-Korsakov, onde se formou em 2020. No ano seguinte, ganhou uma bolsa do programa Atkins, no Teatro Mariinsky.
Sua estreia nos palcos do Mariinsky ocorreu em 2016, durante um concerto dos alunos de Olga Kondina e Vladimir Vaneyev. Em 2022, brilhou pela primeira vez em uma produção do Mariinsky, interpretando o papel de Olga na versão de câmara de “Eugene Onegin”.
Ao longo de sua carreira, Zinaida acumulou uma série de prêmios e reconhecimentos. Em 2023, recebeu o Grand Prix, o I Prêmio e a medalha de Ouro no XVII Concurso Internacional de PI Tchaikovsky, em Moscou e São Petersburgo.
— A Rússia é um país com uma herança cultural incrível, especialmente em termos de música clássica — diz Tsarenko. — É uma honra para mim apresentar ao público brasileiro pelo menos uma pequena parte da música clássica russa.
A temporada russa não será limitada à música. Entre hoje e quarta-feira, a Casa de Cultura Laura Alvim (Casa do G20) receberá uma exposição de artes e ofícios russos e uma exposição inédita de gravuras históricas e painéis fotográficos do Museu Histórico do Estado Monastério Novodevich, em comemoração aos seus 500 anos de fundação. palestras sobre a cultura e o idioma russo, ministrada pelo diretor artístico e maestro-chefe do State Academic Russian Folk Ensemble, Dmitry Dmitrienko.
Depois de uma breve passagem por São Paulo, a comitiva volta ao Rio e reabre a temporada carioca em 26 de junho, com a apresentação do bailarino Nikolai Tsiskaridze, do Balé Bolshoi, de Moscou. O artista ministrará master classes para o Ballet do Theatro Municipal, junto com professores da Academia Vaganova de Ballet, de São Petersburgo, reconhecida como a melhor instituição de treinamento de balé clássico do mundo.
— Serão três dias de agenda cultural intensa — diz Bruno Amorim, Diretor de eventos Relações com Governo da Rússia. — Nossa ideia era enfatizar as trocas culturais entre Brasil e Rússia.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc divulga lista dos aprovados para a segunda edição do Daqui Pra o Mundo
-
2INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
3OBITUÁRIO
Subtenente da Reserva da PM morre no HE do Agreste após sofrer acidente doméstico
-
4NO VILA MARIA
Homem é assassinado a facadas quando tentava apartar uma briga em bar em Palmeira dos Índios
-
5ORÇAMENTO 2025
Verba para gabinete de futura prefeita de Palmeira dos Índios contrasta com aumento milionário para secretaria quase inativa e com apenas 5 servidores