Geral

Os 6 truques para eliminar o mau hálito

A presença de mau cheiro pode ser sintoma de condições específicas, que devem ser controladas ao longo do tempo

Agência O Globo - 15/06/2024
Os 6 truques para eliminar o mau hálito

O mau hálito é uma das características mais comuns nos seres humanos quando se levantam pela manhã. Em alguns casos é leve e em outros pode ser forte e invasivo, a ponto de outras pessoas conviventes perceberem. Isso acontece devido a diferentes problemas bucais, desde uma má higiene até outros fatores invisíveis que podem afetar nossos dentes a longo prazo. Para isso, um médico apontou como reconhecer esse problema e quais dicas são as melhores para evitar o aroma forte.

Saúde bucal: dentista faz alerta sobre bebida saudável e bastante comum que pode ‘arruinar seus dentes’

Dica: como evitar os germes na academia?

O corpo humano produz odores que podem se tornar desagradáveis, como a transpiração. Esse processo natural é algo que todos sofrem e o mercado desenvolveu alguns produtos para prevenir maus cheiros. No caso da boca, o hálito está diretamente ligado à escovação cotidiana dos dentes, que em muitos casos costuma ser esquecida.

Segundo o veículo inglês The Sun, que conversou com o médico Ferakh Hamid, da Aesthetique Dental Care, o odor desagradável é “muitas vezes é causado pela má higiene bucal: quando partículas de comida permanecem, as bactérias se acumulam na boca e provocam o mau hálito”.

— Também pode indicar problemas dentários mais graves, como cáries ou doenças das gengivas — alertou Hamid.

Alguns dos motivos que produzem o mau hálito

Boca seca, que pode ser causada por um nível reduzido de saliva. Esse fluido ajuda a neutralizar as bactérias e a manter o pH saudável. Na falta de saliva, as bactérias podem se proliferar mais e, consequentemente, desenvolver mau cheiro.

A dieta é um fator chave que pode influenciar. O consumo de certos alimentos, como cebola e alho, pode provocar o desenvolvimento de mau hálito.

A má higiene bucal é um dos fatores imprescindíveis. É necessária a limpeza adequada, principalmente antes de dormir, para que não haja restos de comida alojados durante a noite.

— Quando não escovamos bem os dentes, a placa bacteriana se acumula. Não removê-la com a escovação e o uso do fio dental pode fazer com que ela vá para a linha das gengivas e provoque infecções, o que não só prejudica a estrutura dos dentes, mas também causa mau hálito — explicou o médico.

Aborto legal: o que é a assistolia fetal e por que os médicos a consideram importante?

Além das infecções bucais, Hamid disse que ter a garganta e o nariz afetados também podem acarretar no mau odor.

— Feridas cirúrgicas, cáries, doenças gengivais ou feridas na boca podem causar mau hálito. As bactérias que cobrem os cálculos das amígdalas e o fluido pós-nasal também são ricas em compostos que causam mau odor — concluiu.

Mito ou verdade: faz mal ingerir líquidos durante as refeições?

Como se livrar do mau hálito

Escove os dentes e use fio dental.

Use um raspador de língua para remover bactérias alojadas ali.

Pare de fumar.

Mantenha-se hidratado, pois beber água com frequência limpará naturalmente sua boca.

Coma durante o dia para estimular a secreção de saliva. Com ela, você eliminará bactérias bucais.

Se nenhuma dessas etapas funcionar, consulte um médico.