Internacional
Triste recorde: 120 milhões de pessoas estão deslocadas à força no mundo, segundo a ONU
Número de deslocados equivale à população do Japão, de acordo ; guerras, violência e clima são principais responsáveis
O mundo assistiu a um recorde de 120 milhões de pessoas deslocadas à força até ao fim de abril de 2024, alertou a ONU nesta quinta-feira. E esse número continua a aumentar devido a guerras, violência e perseguições.
O deslocamento forçado em todo o planeta aumentou pelo 12º ano consecutivo, após os conflitos em Gaza, no Sudão e na Birmânia, afirmou a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em seu relatório anual.
- A guerra continua a ser a força motriz por trás dos deslocamentos em massa - explicou o chefe do ACNUR, Filippo Grandi, numa conferência de imprensa em Genebra.
No fim do ano passado, havia 117,3 milhões de pessoas deslocadas.
Há quase três vezes mais pessoas deslocadas do que em 2012, e o número é agora equivalente à população do Japão, alerta o relatório.
O aumento das crises é palpável e as mudanças climáticas impactam no deslocamento de populações e nos conflitos, segundo Grandi.
No ano passado, o ACNUR declarou 43 situações de emergência em 29 países, ou seja, quatro vezes mais do que era habitual há alguns anos, destacou o chefe da ACNUR.
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui
-
2GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
3EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
4SUSPEITO
Polícia tenta confirmar participação de vereador do MDB na morte de ‘Alan da Casal’
-
5ACIDENTE
Adolescente morre ao perder controle de motocicleta em Arapiraca