Internacional
Israel lança ataques terrestres, marítimos e aéreos contra Al-Mawasi, área designada como 'segura' para os refugiados palestinos
Bombardeios ocorrem em meio à tentativa de acordo para um cessar-fogo proposto por Israel com apoio dos EUA
O exército israelense lançou ataques por terra, mar e ar contra Al-Mawasi, no sul de Gaza, na madrugada desta quinta-feira, bombardeando uma área que havia designado anteriormente como "zona segura". As informações são da CNN, com base na agência oficial de notícias palestina WAFA.
Os ataques à cidade costeira, que segundo a Wafa, incluíam barcos da Marinha disparando metralhadoras pesadas, ocorrem no momento em que uma proposta israelense apoiada pelos EUA para um cessar-fogo e acordo sobre reféns parece estar no limbo, com nenhum dos lados ainda se comprometendo publicamente com o plano.
Na quarta-feira, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Rafah, sul de Gaza, disse ter recebido informações das autoridades israelenses de que os combates continuarão no oeste de Rafah.
'Zona segura'
No início de maio, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) ordenaram que as pessoas no leste de Rafah rumassem para a área humanitária expandida em Al-Mawasi, designada como uma "zona segura", enquanto intensificavam suas operações no sul de Gaza.
O campo de Al-Mawasi já estava lotado de deslocados antes que os civis em Rafah recebessem ordens para se mudar para lá. As Nações Unidas consideraram as instalações na área inadequadas para as centenas de milhares de habitantes de Gaza desalojados pela violência em Rafah e em toda a Faixa de Gaza.
Mais de 1 milhão de pessoas fugiram de Rafah para as áreas próximas de Al-Mawasi, Deir al-Balah e Khan Younis nas últimas semanas, de acordo com um relatório da Oxfam de 4 de junho.
Estima-se que cerca de 1,7 milhão de pessoas, mais de dois terços da população de Gaza, estejam agora amontoadas em uma área de 69 quilômetros quadrados - menos de um quinto da faixa.
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui
-
2GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
3EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
4SUSPEITO
Polícia tenta confirmar participação de vereador do MDB na morte de ‘Alan da Casal’
-
5ACIDENTE
Adolescente morre ao perder controle de motocicleta em Arapiraca