Internacional
Investigação aponta que Israel e Hamas cometeram crimes de guerra
Israel e Hamas cometeram crimes de guerra desde o início do conflito no dia 7 de outubro do ano passado. Essa é a conclusão de uma investigação realizada por uma comissão independente das Nações Unidas.
Segundo os investigadores, membros do Hamas, de outros grupos armados e de civis palestinos participaram do ataque em 7 de outubro.
Eles, deliberadamente, mataram, feriram, fizeram reféns e cometeram abuso sexual contra civis israelenses e de outros países. As mulheres israelenses sofreram desproporcionalmente esses crimes.
Do lado israelense, a comissão concluiu que o imenso número de mortos e a destruição generalizada de estruturas civis na Faixa de Gaza são consequências da opção do uso da força pelo exército de Israel.
O texto aponta ainda que o uso de armas pesadas de destruição massiva em áreas densamente povoadas é um ataque direto à população civil, afetando especialmente mulheres e crianças.
A comissão recomenda o fim imediato dos ataques de Israel e da ocupação da Faixa de Gaza. Além disso, que as autoridades palestinas e de Gaza assegurem a liberação de todos os reféns e que seja garantida a proteção deles.
No dia 7 de outubro de 2023, membros do Hamas e de outros grupos invadiram Israel e mataram 1.200 pessoas. Em resposta, desde então, Israel realiza ações militares na Faixa de Gaza que já mataram mais de 37 mil pessoas, a maioria mulheres e crianças.
Internacional Brasília 12/06/2024 - 12:55 Sâmia Mendes- Marizete Cardoso Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional Conflitos Oriente Médio Hamas Israel quarta-feira, 12 Junho, 2024 - 12:55 87:00
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui
-
2GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
3EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
4SUSPEITO
Polícia tenta confirmar participação de vereador do MDB na morte de ‘Alan da Casal’
-
5EUA
Musk elogia 'senso de humor' de Zelensky por dizer que Trump não forçaria Kiev a dialogar com Moscou