Esportes
'Redação Sportv' completa 20 anos exaltando as formas de contar o esporte
Programa mergulha na cobertura diária do jornalismo esportivo feita por veículos impressos, de rádio e na internet

As manhãs de segunda a sexta-feira têm sempre um gostinho de olhar para uma banca de jornal ou sintonizar o rádio para quem liga no Sportv. Sob o comando de Marcelo Barreto, o “Redação Sportv” completa 20 anos hoje com a ideia de mostrar ao público o “fazer” do jornalismo esportivo em suas mais variadas formas. A data vem sendo marcada pela exibição de matérias especiais sobre o programa, que seguem nesta quarta.
Numa bancada formada pelo apresentador e outros dois comentaristas que se revezam, além de participação de praças regionais, o programa mergulha na cobertura diária de veículos impressos, de rádio e na internet.
— Desde o começo, há essa ótica. O “Redação” não está interessado só em apresentar o noticiário esportivo, mas também em apresentar a forma como esse noticiário esportivo foi apresentado por outros veículos — explica Barreto.
Marcelo assumiu a bancada de forma permanente em 2018, substituindo André Rizek, que hoje comanda o “Seleção Sportv”. O “Redação” também foi apresentado, em seu início, pelo narrador Luis Roberto.
Barreto explica que a participação de diferentes comentaristas, que vão desde o jornal impresso — com representantes do GLOBO— à visão internacional, é a chave da dinâmica do matinal.
—É essa a nossa tentativa de ampliar, de diversificar e não ter sempre o mesmo olhar. Lógico que os comentaristas da casa participam, são parte fundamental do programa, mas a gente gosta desse intercâmbio, dialogar com outras áreas do jornalismo e da sociedade.
Em 2015, ainda sob o comando de Rizek, o programa passou a ser apresentado em novo estúdio, diretamente da redação do canal. Em conversa com o GLOBO, Rizek lembra que um de seus maiores orgulhos durante sua passagem foi ser procurado por gigantes da cultura brasileira que eram fãs do programa.
— O Hugo Carvana, que já nos deixou, entrou em contato e falou “eu adoro o programa, vocês não vão me convidar?”. Ele foi, e foi bastante emocionante. Outro foi o (ator e diretor) Luís Carlos Miele. Ele também curtia o programa, nos procurou e foi demais.
O jornalista e comentarista lembra que sua primeira aparição no canal foi justamente no “Redação”, comentando sua série de reportagens sobre a “máfia do apito” na Revista Placar.
— O “Redação” tem uma leveza, desde o Luis Roberto, que gosto muito, acho admirável.
Especiais relembram a história do 'Redação'
Ao longo da semana, o Redação vem exibindo matérias especiais sobre a história do programa. Nesta quarta-feira, reportagem lembra dos apresentadores que já passaram desde a estreia, em 2004. Rizek, que comandou a atração entre 2010 e 2018, é um dos convidados de Barreto. Além dele, Luis Roberto, o primeiro apresentador, relembra como foi a edição de estreia.
Na quinta, o programa recordará esportistas que já passaram pela bancada. Já na sexta, é a vez de convidados ilustres, como o escritor Ferreira Gullar, o cartunista Ziraldo, o publicitário Washington Olivetto e o personagem “Zé do Caixão”, interpretado por José Mojica Marins.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2SÉRIE B
Globo terá que pagar R$ 30 mil a ex-goleiro do CSA após reprisar “frango”
-
3SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro