Geral
O que é MTG? Gênero criado na cena funkeira de Belo Horizonte explode nas redes e ocupa topo das paradas; ouça
Mistura de músicas já consagradas com novos beats é tendência nas redes sociais: 'Quando o MTG é levado para esse universo, a coisa explode', diz especialista

Quatro das dez músicas mais tocadas da lista "Top Brasil", do Spotify, carregam uma sigla em comum: MTG. Nascido na cena do funk de Belo Horizonte, o termo quer dizer "montagem" e aponta que aquela faixa é uma junção de uma ou mais músicas costuradas por um novo beat.
É o caso do single "MTG Quem não quer sou eu", que ocupa a segunda colocação do "Top Brasil" nesta terça-feira (11). Trata-se de uma releitura da música de Seu Jorge pelas mãos do DJ Topo e com participação de MC Leozin, dois expoentes do funk produzido na capital mineira. O hype entorno da música acontece mais de dez anos depois que a original foi lançada por Jorge em 2011, como parte do disco "Músicas para churrasco".
Diretora de Marketing da MusicPRO, agência responsável pela distribuição da faixa, Brenda Espansandin explica que, no começo, muitos artistas ainda torciam o nariz para as MTGs, mas o sucesso está sendo tão grande que esse panorama já está mudando. Seu Jorge, por exemplo, gostou da versão de "Quem não quer sou eu", segundo a diretora.
— Existem muitos "Brasis" dentro do Brasil. A região Norte ou até mesmo Belo Horizonte têm costumes auditivos próprios, coisas que particulares que as pessoas desses locais gostam de ouvir e que são diferentes do eixo entre Rio e São Paulo. Quando você pega a obra original e leva pra outro Brasil, com um pedaço de outra musica que as pessoas conhecem muito, por exemplo, faz muito sucesso. As pessoas se identificam, e também é fresco, uma coisa nova — diz Espansandin.
Além da parceria de Seu Jorge com Topo e Leozin, também figuram entre as mais tocadas do "Top Brasil" os singles "MTG Quero ver se você tem atitude", do DJ Luan Gomes, que usa a canção "Cabide", composta por Ana Carolina que ficou famosa na voz de Mart'nália (em oitavo lugar); "MTG Forró do desmantelo", de Manim Vaqueiro e DJ SV, em sexto lugar; e "MTG Quero te encontrar", que ressuscitou a música "Romance", da dupla Huberto & Ronaldo, em quarto lugar. Esta última chegou a entrar no Top 17 da lista global de músicas virais do Spotify, já foi nº1 da Top Brasil e chegou a ser compartilhada pelo ator americano Will Smith nas redes sociais.
Brenda Espansandin diz que as redes sociais — em especial o TikTok — foram fundamentais para este movimento de ascensão das MTGs. Isto porque elas aparecem como trilha sonora dos vídeos curtos criados para estas plataformas e, uma vez que se tornam virais, há uma espécie de reação em cadeia.
— Redes como TikTok favorecem muito. Quando o MTG é levado para esse universo, a coisa explode — conta a diretora. — O TikTok favorece o UGC (sigla para User Generated Content, ou criadores de conteúdo, em português). As músicas são feitas pra ocupar esse espaço criado pelo criador. Fazem sucesso porque tem inúmeras pessoas usando a música como fundo para vários conteúdos.
A seguir, ouça as MTGs que estão no topo das músicas mais tocadas do Brasil no Spotify:
Mais lidas
-
1TELEVISÃO
Luiz Bacci acerta volta à TV meses após deixar a Record
-
2ACIDENTE
Goleiro de futebol amador morre após queda de motocicleta no Sertão de Alagoas
-
3CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
4JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
5SENTENÇA ELEITORAL
Justiça julga procedente investigação contra laranjas em Dois Riachos