Internacional
Partido de extrema direita alemão AfD afasta líder da delegação de eurodeputados
Maximilian Krah poderá tomar posse de seu cargo no Parlamento Europeu, mas não sob a sigla alemã

O partido de extrema direita AfD (sigla em alemão para Alternativa para a Alemanha), segundo lugar nas eleições europeias na Alemanha, afastou seu líder, Maximilian Krah, de sua delegação no Parlamento Europeu devido a uma série de escândalos, informou a legenda nesta segunda-feira. Porém, como foi eleito nas eleições de domingo, Krah "poderá naturalmente tomar posse de seu cargo no Parlamento Europeu", mas não sob a sigla AfD, disse um porta-voz à AFP.
Guinada à direita e avanço do extremismo: França dissolve a Assembleia Nacional e convoca eleições após resultados no Parlamento Europeu
Entrevista: 'Extrema direita cresce na Alemanha com oportunismo digital', diz professor da Universidade Livre de Berlim
Krah, um advogado de 47 anos, já tinha sido afastado no final da campanha eleitoral depois de ter considerado que nem todos os membros da unidade SS de elite dos nazistas eram criminosos. Após as declarações, ele foi proibido de celebrar comícios eleitorais e vetado dos órgãos dirigentes.
Entenda: Seis pontos para entender as eleições para o Parlamento Europeu
O eurodeputado e candidato à reeleição também é visto como um político simpático à China e à Rússia. Um dos seus assessores no Parlamento, Jian Guo, foi preso no final de abril por suspeita de espionagem para Pequim.
A AfD obteve seu maior resultado histórico nas eleições europeias, com 15,9% dos votos, o segundo lugar atrás dos conservadores da CDU/CSU, de acordo com resultados oficiais divulgados nesta segunda-feira, ainda não definitivos.
Perspectivas 2024: Com eleições ao Parlamento Europeu à vista, avanço da extrema direita põe em risco memória histórica da Alemanha
Ficou à frente dos social-democratas do SPD, dos Verdes e dos liberais, os três partidos da coligação governamental alemã, e poderá ter 15 eurodeputados, que farão parte do grupo Identidade e Democracia (ID).
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
5PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.