Internacional

Russo é condenado por xingar criança que usava boné com símbolo pró-ofensiva na Ucrânia

Segundo o Ministério Público, ele foi condenado por “vandalismo”, com ameaça de violência

Agência O Globo - 10/06/2024
Russo é condenado por xingar criança que usava boné com símbolo pró-ofensiva na Ucrânia

Um tribunal russo condenou nesta segunda-feira um homem a três anos de detenção por insultar uma criança que usava um chapéu com a inscrição “Z”, um símbolo dos apoiadores da ofensiva da Rússia na Ucrânia. Alexandre Neustroyev foi julgado por ter gritado, em abril de 2023, com um menino de 11 anos “Ponha esse chapéu no c*, seu idiota!”, segundo a mídia russa. O incidente ocorreu na cidade centro-oeste de Ecaterimburgo, nos Urais.

Leia mais: Rússia tomou cidade na região ucraniana de Ryzhivka, diz líder checheno

Vídeo: veja ataque com drone ucraniano que explodiu 'tanque-tartaruga' russo

A letra “Z”, pintada em tanques enviados para a Ucrânia em fevereiro de 2022, tornou-se um símbolo de apoio à campanha militar russa, visível em outdoors, edifícios e veículos em todo o país. Esta condenação é um novo exemplo de repressão contra todos aqueles que criticam ou denunciam a ofensiva russa na Ucrânia.

Segundo o Ministério Público local, o homem foi condenado por “vandalismo”, com ameaça de violência. Ele deve cumprir a pena em um assentamento penal, uma forma de prisão de baixa segurança.

A mãe do menino disse à mídia russa que seu filho voltou para casa chorando após o incidente. O menino usava um chapéu preto com a letra Z em branco porque estava orgulhoso de seu pai ter servido na Guarda Nacional Russa na Ucrânia, explicou. O autor dos insultos foi preso após ser encontrado graças a imagens de câmeras de vigilância. Em um vídeo postado posteriormente, ele disse que se sentia “profundamente arrependido”.

Neustroyev foi inicialmente condenado a uma multa, mas os representantes locais exigiram uma sentença mais dura, e o procurador apelou e pediu um novo julgamento. A Rússia lidera uma repressão implacável contra os adversários do poder e o ataque à Ucrânia. Muitos russos, famosos e anônimos, já foram condenados a longas penas de prisão.