Internacional

Rússia tomou cidade na região ucraniana de Ryzhivka, diz líder checheno

Zelensky alertou em maio que a Rússia estava reunindo tropas na fronteira norte

Agência O Globo - 10/06/2024
Rússia tomou cidade na região ucraniana de Ryzhivka, diz líder checheno

O líder da região russa da Chechênia, Ramzan Kadyrov, disse nesse domingo que as forças russas tomaram a cidade fronteiriça de Ryzhivka, na região de Sumy, no norte da Ucrânia.

Inicialmente, não houve declarações do Ministério da Defesa russo e das autoridades ucranianas sobre a versão de Kadyrov.

A região de Sumy está localizada na fronteira norte da Ucrânia e não tem tido uma presença importante de tropas russas desde o início do conflito, em 2022.

Ucrânia diz ter atingido avião militar mais avançado da Rússia pela primeira vez

Uma Rússia que não vive a guerra: enquanto economia cresce, sociedade normaliza conflito com a Ucrânia

Kadyrov garantiu que combatentes de seu batalhão Akhmat "juntamente com soldados de outras unidades russas realizaram operações táticas e libertaram outro assentamento do inimigo".

“Esta é a aldeia de Ryzhivka, na fronteira com a região de Kursk”, acrescentou o líder checheno no Telegram. “Como resultado das ações ofensivas planejadas em grande escala, o lado ucraniano sofreu pesadas perdas e teve que recuar”, acrescentou.

A AFP, inicialmente, não conseguiu verificar a conta de Kadyrov.

Yuriy Zarko, chefe do município ucraniano local, negou que Ryzhivka tenha sido capturada e disse à televisão estatal Suspilne que não há tropas russas na cidade.

No entanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou em maio que a Rússia estava reunindo tropas na fronteira norte, em antecipação a uma possível nova ofensiva.

As autoridades começaram a evacuar residentes de algumas zonas fronteiriças da região de Sumy em maio, alegando o risco de ataques russos.

A Rússia iniciou uma grande operação em 10 de maio na região vizinha de Kharkiv, capturando várias cidades, enquanto a Ucrânia enfrenta falta de soldados e munições.

A Ucrânia enviou reforços para a área, mas perdeu terreno para a Rússia em outras zonas de combate.

Zelensky alertou no domingo sobre combates difíceis na região oriental de Donetsk.