Internacional

Papua Nova Guiné suspende busca por milhares de corpos soterrados em área montanhosa que deslizou

Apenas nove corpos foram recuperados desde o deslizamento de terra entre pelo menos duas mil pessoas soterradas sob os escombros

Agência O Globo - 05/06/2024
Papua Nova Guiné suspende busca por milhares de corpos soterrados em área montanhosa que deslizou

A busca por centenas ou milhares de habitantes que podem estar sepultados no local de um deslizamento de terra na Papua Nova Guiné foi suspensa devido ao perigo de novos deslizamentos, informaram as forças armadas na quarta-feira. A área montanhosa foi declarada inacessível e será isolada da comunidade até novo aviso.

Veja mais: Imagens de satélite revelam tamanho do deslizamento que deixou mais de 2 mil soterrados em Papua-Nova Guiné

Leia também: Antiga cidade do Império Romano é descoberta nas profundezas do Mediterrâneo após séculos desaparecida

— Todos os esforços para recuperar corpos foram suspensos devido ao perigo" de novos deslizamentos. É muito perigoso estar no local neste momento. Este é o pior e maior deslizamento que já vi — disse o Major Joe Aku.

Ele observou que a área montanhosa foi declarada inacessível e será isolada da comunidade até novo aviso. O governo estimou que até 2.000 pessoas podem estar sepultadas no deslizamento de 24 de maio, embora Aku considere que o número possa estar mais próximo de 650.

Apenas nove corpos foram recuperados, segundo autoridades locais de saúde.

Um relatório interno do departamento responsável pela mineração e riscos geológicos, obtido na terça-feira pela AFP, alertou para uma "alta probabilidade de novos deslizamentos" no mesmo local "no futuro imediato".

Segundo a ONU, quase 250 casas na área foram esvaziadas por precaução. As autoridades precisaram aguardar a chegada de equipamentos pesados e escavadeiras para os trabalhos de resgate, mas o envio ainda foi adiado devido à violência tribal na única rodovia que não foi bloqueada pelo desastre.