Internacional
Qualquer francês na Ucrânia seria 'alvo legítimo' para as forças russas, diz Sergey Lavrov
Em visita à República Democrática do Congo, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse nesta terça-feira, 4, que qualquer instrutor militar francês na Ucrânia seria um "alvo legítimo" para as forças armadas russas.
O comentário foi feito após o anúncio da Ucrânia de que o país assinou documentos permitindo aos instrutores militares franceses o acesso aos centros de treinamento ucranianos em breve.
"Quanto aos instrutores franceses, acho que eles já estão no território ucraniano. Independentemente de seu status, oficiais militares ou mercenários representam um alvo legítimo para nossas forças armadas", disse Lavrov.
O discurso do Ministro russo foi endossado pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao afirmar que não dará imunidade a qualquer instrutor que treina tropas de Kiev, sejam franceses ou não.
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse na semana passada que não comentaria o caso e classificou como "rumores".
Ainda na coletiva de imprensa ao lado do presidente da República do Congo, Denis Sassou N'Guesso, Lavrov reforçou a posição da Rússia contrária à conferência de paz na Ucrânia, que deve ocorrer ainda este mês na Suíça.
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
2ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui
-
3NESTE SÁBADO
Três pessoas morrem carbonizadas após colisão entre carro e carreta na BR-423, em Inhapi
-
4UCRÂNIA
Zelensky admite conversas com Rússia, mas somente se Ucrânia estiver 'fortalecida' e não sozinha
-
5ZONA DA MATA
Dois morrem e dois ficam feridos em acidente em União dos Palmares na manhã deste sábado