Economia
Turismo registra recorde de arrecadação em abril

Os turistas estrangeiros que visitaram o país no último mês de abril injetaram 620 milhões de dólares na economia brasileira. Esse valor é 37,1% maior que o arrecadado no mesmo mês em 2023 e é o maior da série histórica iniciada em 1995.
Os dados são da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.
Também bateu recorde o somatório dos valores deixados pelos turistas internacionais no Brasil de janeiro a abril deste ano: foram 2,6 bilhões de dólares. Um crescimento de 24% em relação ao mesmo período de 2023.
Nos primeiros quatro meses deste ano, 2 mihões e 920 mil estrangeiros estiveram no país.
Um dos fatores que vem contribuindo para a procura pelo Brasil como destino, nos últimos anos, é a retomada das viagens, superando o período pré-pandemia. Outro fator a ser considerado é a melhora do Brasil no Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo 2024, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial.
Esse índice considera critérios como sustentabilidade, cultura, preservação da natureza, infraestrutura e serviços em turismo, infraestrutura portuária e aeroportuária, saúde e higiene, segurança pública, entre outros. O Brasil subiu oito posições desde 2019, está em 26° lugar e é o único da América Latina entre os 30 melhores dos 119 avaliados.
O país também cresceu na demanda como sede para eventos que atraem estrangeiros, como aponta a Associação Internacional de Congressos e Convenções.
Economia Estrangeiros injetaram $620 milhões. O maior montante desde 1995 São Luís 31/05/2024 - 12:23 Nadia Faggiani / Eliane Gonçalves Madson Euler Embratur; Turismo; Economia sexta-feira, 31 Maio, 2024 - 12:23 118:00
Mais lidas
-
1EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3STF
Primeira Turma do STF tem maioria para condenar Débora Rodrigues
-
4TRIBUNAL DO JURI
Sogra e amigo de Saullo são condenados pelo assassinato de Roberta Dias
-
5ARAPIRACA
MST ocupa fazenda improdutiva no Agreste de Alagoas neste sábado (26)