Alagoas
Seduc comemora com municípios a meta de 56% de crianças alfabetizadas em Alagoas
Manuella Nobre / Ascom Seduc
Um dia após a participação na Pactuação
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Brasília (DF), com a presença do
Presidente Lula e do governador de Alagoas, Paulo Dantas, a secretária de
Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, promoveu o Encontro Estadual dos
Articuladores das Secretarias Municipais de Educação de Alagoas para
articuladores de ensino dos 102 municípios. O evento, que contou com a equipe
técnica do Programa Criança Alfabetizada, foi realizado nesta quarta-feira (29),
na Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), em Maceió.
No encontro, que contou com a presença da secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, foram apresentados os avanços da alfabetização de crianças no estado. Já a secretária anunciou os números alcançados por Alagoas, conhecidos durante encontro nacional, reforçando a importância do Regime de Colaboração estabelecido entre Governo de Alagoas e municípios, e a relevância da articulação da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-AL) nas recentes conquistas.
“Ontem, tivemos a oportunidade e a feliz participação no encontro nacional do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, onde foi anunciado que nossa meta estadual de 56% das crianças alfabetizadas já foi batida. Agora, nós pretendemos, ainda neste ano de 2024, alcançar, no mínimo, 60% das nossas crianças alfabetizadas na idade certa. E, quem sabe assim, daqui a alguns anos, bater a meta do Governo Federal, que é de 80% dessas crianças. Em nosso estado, já temos alguns municípios que já alcançaram as metas, mas nós queremos que esta seja uma conquista de todos os 102, de braços dados com o Governo do Estado, com a Seduc. Esse é um compromisso do Governo Federal, do Governo Estadual, conjuntamente com os governos municipais”, reafirma Roseane.
O superintendente de cooperação com os municípios, Daniel Marinho, destaca a grandiosidade do alcance estabelecido pelo Regime de Cooperação. “Nós estamos, certamente, com a maior rede de formação da história do estado de Alagoas, que congrega dois grandes programas: Programa Escola 10, com os articuladores coordenadores e os articuladores formadores, e também com os articuladores regionais e municipais da Renalfa. Esse momento dá à educação de Alagoas a possibilidade de trabalharmos em várias frentes, tanto da alfabetização quanto do ensino fundamental”, garante, destacando, ainda, o trabalho desenvolvido por instituições parceiras como a Associação Bem Comum.
Parceria
Representando o presidente da Undime-AL, Djalma Barros, a vice-presidente da entidade e dirigente municipal de educação de Atalaia, Glauciana Veiga, reafirmou a importância da parceria. “Por meio do Regime de Colaboração nós estamos superando as metas. Os municípios estão trabalhando em parceria com o Estado, envolvendo-se o suficiente para que possamos ter bons resultados. Cada município está desenvolvendo suas ações, com muita garra, entusiasmo, para que possamos realmente alcançar os nossos objetivos. Em Atalaia, por exemplo, temos uma dinâmica muito grande. Enfrentamos desafios, alguns obstáculos, mas estamos superando. E isso acontece em todos os municípios. Aproveito também para parabenizar a Seduc por esse Regime de Colaboração, que faz com que, realmente, as ações aconteçam de uma forma eficaz. Enquanto Undime, estamos com as portas abertas para que, realmente, a gente tenha uma educação com a equidade e qualidade aqui do Estado e Alagoas”, declara.
Durante o Encontro Estadual, o superintendente Daniel Marinho apresentou a Instrução Normativa 02, que dispõe sobre as frentes de trabalho dos articuladores de ensino (formador e coordenador) no âmbito do Programa Escola 10, e do articulador municipal de gestão e formação (Renalfa), nas secretarias municipais de Educação.
Finalizando a programação, os participantes foram agraciados com a palestra “O papel dos articuladores para o fortalecimento do Regime de Colaboração”, ministrada pelo professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Lucas Alvino da Silva.
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