Economia

Imposto de Renda: mais de 35 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal

Segundo o Fisco, uma dica para reduzir a probabilidade de erros no preenchimento dos dados é utilizar o formulário pré-preenchido

Agência O Globo - 29/05/2024
Imposto de Renda: mais de 35 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal
Mais de 35 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal - Foto: Reprodução / internet

Até as 7h desta quarta-feira (dia 29), 35.337.076 contribuintes já haviam entregue suas declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2024. Segundo a Receita Federal, este número representa 85,7% do total de formulários enviados no ano anterior. A meta deste ano é que 43 milhões de prestações de contas sejam encaminhadas até sexta-feira (dia 31), quando se encerrará o prazo de envio (à exceção dos moradores do Rio Grande do Sul, cuja entrega poderá ser feita até o último dia de agosto).

Viu isso?: Imposto de Renda: alunos da Estácio oferecem orientação gratuita em Niterói para quem ainda precisa fazer declaração

Saiba mais: PF faz operação contra esquema de venda e uso de recibos odontológicos falsos em declarações de Imposto de Renda

Segundo o Fisco, uma dica para reduzir a probabilidade de erros no preenchimento dos dados é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo assim, esclarece o órgão, todas as informações devem ser checadas pelo contribuinte antes do envio. Ainda de acordo com a Receita, do total de formulários já enviados, 40,4% utilizaram o modelo previamente preenchido.

No caso de não entregar a declaração, o contribuinte tem que pagar multa de 1% ao mês, sobre o Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Veja ainda: Imposto de Renda: é melhor fazer a declaração incompleta ou perder o prazo?

Declaração pré-preenchida

Como o tempo é curto, recorrer à declaração pré-preenchida é um bom atalho. E ajuda a entrar na frente da fila da restituição Simulação feita pelo EXTRA mostra que, para um contribuinte sem dependentes que recorra ao modelo simplificado, é possível concluir todo o processo em apenas dois minutos.

Mas, atenção, é sempre importante conferir os dados preenchidos automaticamente com os documentos originais — informe de rendimentos do empregador e dos bancos, por exemplo — assim como seus dados pessoais antes de enviar a declaração.

Como não perder tempo fazendo a declaração do IRPF 2024?

Para obter a declaração pré-preenchida, é preciso que o contribuinte tenha conta Gov.br com nível ouro ou prata.

Leia ainda: Por que não estou no 1º lote de restituições do Imposto de Renda, se optei por receber a devolução via Pix?

Como fazer a declaração pré-preenchida do IRPF 2024?

Passo 1. Após baixar o programa do Imposto de Renda, na tela inicial, clique na barra "nova"

Passo 2. Em seguida, selecione a opção "Declaração de Ajuste Anual" no menu à esquerda.

Passo 3. Haverá três opções, selecione "Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida"

Passo 4. Se o contribuinte já prestou contas com o governo em anos anteriores, basta checar as áreas "Identidade do Contribuinte", "Dependentes" e "Alimentandos", "Rendimentos", "Imposto Recolhido na Fonte" e "Bens e Direitos", que terão já informações pré-preenchidas. Caso tenha trocado de endereço residencial, eletrônico ou mesmo de número de telefone ou celular, é preciso indicar os dados atualizados no programa.

Passo 5. Em "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular", constam os rendimentos de pessoas jurídicas, geralmente atrelados aos ganhos mensais, no caso de assalariados.

Passo 6. Na aba "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", é preciso conferir as informações já preenchidas automaticamente pelo sistema. Nela, indenizações trabalhistas, restituições de impostos de renda de anos anteriores e outros.

Passo 7. Na aba "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva" são listados os ganhos com aplicações financeiras, por exemplo. É só checar no informe enviado pelo seu banco se está tudo correto.

Passo 8. Para não deixar nada de fora, basta clicar em "Verificar Pendências", para checar se não está esquecendo nada. Caso seja preciso, o programa aponta especificamente quais alterações devem ser realizadas e que informações devem ser preenchidas.

Passo 9. Ao fim do processo, estará disponível, no canto inferior esquerdo da tela do programa, o valor total de Imposto a Restituir, com as respectivas alíquotas para cada modalidade: Deduções Legais ou Desconto Simplificado.

Cumpridas todas essas etapas, a declaração já está pronta para o envio à Receita Federal.

Lotes de restituição do Imposto de Renda 2024

Os contribuintes que optam pelo modelo pré-preenchido têm mais chances de serem contemplados nos primeiro lotes de restituição. Veja abaixo o calendário da Receita para as restituições:

Primeiro lote: 31 de maio

Segundo lote: 28 de junho

Terceiro lote: 31 de julho

Quarto lote: 30 de agosto

Quinto e último lote: 30 de setembro

Além da data de entrega e do fato de a declaração ter sido feita na modalidade pré-preenchida, a Receita considera as prioridades legais na distribuição dos lotes de restituição. Este ano, contribuintes do Rio Grande do Sul também terão prioridade. Veja os outros critérios:

Idosos acima de 80 anos

Pessoas entre 60 e 79 anos

Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave

Profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério

Cidadãos que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via Pix