Internacional

China adverte que manterá pressão militar sobre Taiwan

China e Taiwan têm sido administradas separadamente desde o fim da guerra civil, em 1949

Agência O Globo - 29/05/2024
China adverte que manterá pressão militar sobre Taiwan
China adverte que manterá pressão militar sobre Taiwan - Foto: Reprodução/internet

A China alertou, nesta quarta-feira, que manterá a pressão militar sobre Taiwan enquanto as provocações pela “independência” continuarem na ilha autônoma.

China acusa presidente de Taiwan de empurrar ilha para 'guerra' e diz que manobras são teste para tomar poder

- Enquanto as provocações da 'independência de Taiwan' continuarem, as ações do Exército de Libertação Popular para defender a soberania nacional e a integridade territorial continuarão - disse o porta-voz do Gabinete de Assuntos de Taiwan do governo chinês, Zhu Fenglian.

Na semana passada, o exército chinês realizou dois dias de exercícios em torno de Taiwan, nos quais dezenas de navios e aviões carregados com munições reais simularam a captura e o isolamento deste território reivindicado por Pequim.

As manobras começaram três dias depois de o novo presidente taiwanês, Lai Ching-te, ter tomado posse, com um discurso que a China considerou uma “confissão de independência”.

Zhu Fenglian declarou que a retórica de Lai era "extremamente imprudente", "inevitavelmente aumentaria o risco de guerra no Estreito de Taiwan e causaria sérios danos aos nossos compatriotas em Taiwan".

- Nunca iremos tolerar ou permitir isto, e devemos contrariar e punir isto - acrescentou. - Quanto maior a provocação, maior a resposta - acrescentou.

E se a China invadir Taiwan? Ao menos as indústrias de chips da ilha já têm um plano B

China e Taiwan têm sido administradas separadamente desde o fim da guerra civil, em 1949, quando as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek se refugiaram na ilha, após sua derrota para os comunistas de Mao Tsé-Tung.

Pequim considera a ilha governada democraticamente como parte do seu território e nunca renunciou ao uso da força para assumir o controlo dela.