Economia

PF faz operação contra esquema de venda e uso de recibos odontológicos falsos em declarações de Imposto de Renda

Comprovantes das despesas eram emitidos para contribuintes que moram nos arredores de Belo Horizonte

Agência O Globo - 28/05/2024
PF faz operação contra esquema de venda e uso de recibos odontológicos falsos em declarações de Imposto de Renda

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (dia 28), uma ação para combater a venda e a apresentação de recibos odontológicos falsos em declarações de Imposto de Renda. A operação — fruto de um trabalho conjunto com a Receita Federal — visa a desmontar um esquema de transmissão de formulários de pessoas físicas com gastos fictícios.

Confira ainda: Imposto de Renda: alunos da Estácio oferecem orientação gratuita em Niterói para quem ainda precisa fazer declaração

Veja também: Detran.RJ amplia emissão da Carteira de Identidade Nacional para pessoas de até 50 anos de idade

Segundo as investigações, a transmissão das declarações era feita a partir de um único computador localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os recibos das despesas eram emitidos para contribuintes que moram nos arredores da capital mineira. Mas os comprovantes apresentados tinham dados de dentistas cujos consultórios funcionam em outro estado, além de clínicas que não estão mais em atividade.

Saiba mais: Estado do Rio tem mais de 5 mil vagas de estágio, aprendiz e emprego abertas

Além disso, de acordo com os agentes, a contadora responsável pelas transmissões das declarações está com seu registro profissional inativo junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Para a PF, os investigados poderão responder pelos crimes contra a ordem tributária, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. A Receita Federal, por sua vez, informou que já autuou alguns contribuintes que tiveram suas declarações de IR verificadas.