Internacional
Em discurso na Alemanha, Macron apela por Europa forte e soberana, visando Rússia
O presidente francês, Emmanuel Macron, apelou a uma Europa forte e soberana como garantia da paz, da prosperidade e da democracia. Em discurso na cidade alemã de Dresden, o líder afirmou que a guerra voltou à Europa após a agressão da Ucrânia pela Rússia, e que isso ameaça a paz no continente.
"A paz não será a capitulação da Ucrânia, mas o que a Ucrânia decidir por si mesma", afirmou. "Defenderemos a Ucrânia enquanto for necessário e com a intensidade necessária", acrescentou.
"A Rússia atacou a Ucrânia e poderá, teoricamente, estar aqui amanhã ou depois de amanhã", disse, sublinhando que o desafio a se enfrentar nos próximos anos é "o que deveria ser a segurança europeia". "Já nos próximos meses precisamos definir quais são os riscos e perigos. E de onde eles vêm: da Rússia, do Irã, da China?", questionou.
Macron fez a primeira viagem de um presidente francês a Dresden, cidade símbolo da devastação durante a Segunda Guerra, e posteriormente da reunificação alemã. Ao seu lado, estava o presidente do país, Frank-Walter Steinmeier.
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
2REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
3MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
4PERDENDO O PODER
Declarações de Prefeito-imperador sobre CSE revelam receio de perder influência no clube com possível patrocínio de 'bet'; ouça o áudio
-
5PRÉ-CANDIDATA
“Retorno de Célia Rocha ao cenário político é remoto” avalia analista político