Internacional
Outro incidente com turbulências deixa 12 feridos em voo da Qatar Airways
Alguns meteorologistas e analistas de aviação apontam que os relatos de encontros com turbulências também têm aumentado e destacam as possíveis repercussões que as mudanças climáticas podem ter nas condições de voo
Doze pessoas ficaram feridas quando um avião da Qatar Airways, voando de Doha para Dublin no domingo, enfrentou turbulência, relataram as autoridades aeroportuárias, acrescentando que o avião pousou sem problemas e conforme o previsto, em um novo incidente aéreo que causa preocupação e dúvidas sobre as razões para essas turbulências cada vez mais frequentes e sua relação com as mudanças climáticas.
O aeroporto de Dublin informou em comunicado que o voo QR017, um Boeing 787 Dreamliner, pousou sem problemas antes do meio-dia (1200 GMT).
"Ao aterrissar, a aeronave foi recebida pelos serviços de emergência, incluindo a Polícia Aeroportuária e nosso departamento de Bombeiros e Resgate, pois 6 passageiros e 6 tripulantes [12 no total] a bordo relataram lesões após a aeronave enfrentar turbulência enquanto sobrevoava a Turquia", disse o aeroporto de Dublin em comunicado.
A Qatar Airways declarou em comunicado que "um pequeno número de passageiros e membros da tripulação sofreu lesões leves durante o voo e está recebendo atendimento médico" e acrescentou que "o assunto agora está sujeito a uma investigação interna".
A emissora irlandesa RTE, citando passageiros que chegaram ao aeroporto de Dublin, disse que o incidente durou menos de 20 segundos e ocorreu durante o serviço de comida e bebida.
O incidente ocorreu cinco dias depois que um voo da Singapore Airlines de Londres para Singapura foi forçado a aterrar em Bangkok devido a fortes turbulências, que causaram a morte de um britânico de 73 anos, que sofreu um ataque cardíaco, e deixaram outras 20 pessoas em cuidados intensivos.
Os acidentes aéreos relacionados com turbulências são o tipo mais comum, de acordo com um estudo de 2021 da Junta Nacional de Segurança no Transporte dos Estados Unidos.
Entre 2009 e 2018, a agência dos EUA descobriu que as turbulências representavam mais de um terço dos acidentes aéreos relatados e que a maioria resultava em um ou mais feridos graves, mas sem danos à aeronave.
Embora as mortes relacionadas com turbulências sejam raras, as lesões têm vindo a acumular-se ao longo dos anos. Alguns meteorologistas e analistas de aviação apontam para os possíveis impactos que as mudanças climáticas podem ter nas condições de voo, observando que os relatórios de encontros com turbulências também têm aumentado.
Uma turbulência é essencialmente uma corrente de ar instável que se move de forma imprevisível. A maioria está associada a tempestades fortes. Mas a mais perigosa é a turbulência de céu claro, que geralmente ocorre sem nenhum aviso visível.
Este tipo de turbulência ocorre principalmente dentro ou perto das correntes de ar em grande altitude, conhecidas como correntes de jato. Elas acontecem quando duas grandes massas de ar próximas se movem a diferentes velocidades. Se a diferença de velocidade for grande o suficiente, a atmosfera não pode suportar a tensão e padrões turbulentos surgem, como redemoinhos na água.
"Quando há uma forte cisalhamento do vento perto da corrente de jato, o ar pode transbordar. E isso cria esses movimentos caóticos no ar", explica Thomas Guinn, presidente do departamento de ciências aeronáuticas aplicadas da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle de Daytona Beach, na Flórida.
De acordo com o pesquisador atmosférico Jung Hoon Kim da Universidade Nacional de Seul, em um estudo, Kim e sua equipe descobriram que as turbulências em céu claro se tornariam mais frequentes com as mudanças climáticas à medida que a aeronave passa ao redor de nuvens ou montanhas.
Nessa mesma linha, o pesquisador atmosférico Paul Williams, da Universidade de Reading, no Reino Unido, disse à revista Nature que, através de um modelo climático, descobriu que as turbulências em céu claro se tornariam mais graves e frequentes com temperaturas mais quentes.
É quase certo que o aumento seja resultado das mudanças climáticas, que estão fortalecendo as correntes de jato que causam turbulências, disse Williams à revista científica.
"Não é que tenhamos que parar de voar ou que os aviões comecem a cair do céu", disse Williams ao meio de comunicação. "Apenas estou dizendo que para cada 10 minutos que tenhamos passado em turbulências severas no passado, podem ser 20 ou 30 minutos no futuro".
"Em termos simples, as mudanças climáticas estão aumentando a diferença de temperatura entre as massas de ar quente e frio que se chocam para formar a corrente de jato na atmosfera superior", resumiu Williams. "Esse efeito torna a corrente de jato menos estável e permite que mais turbulências ocorram".
Os pilotos usam vários métodos para evitar turbulências, incluindo o radar meteorológico. Às vezes, eles simplesmente podem ver as tempestades e evitá-las.
Mas as turbulências de céus claros "são um caso totalmente diferente", de acordo com Doug Moss, ex-piloto comercial e consultor de segurança. Elas podem ser devastadoras, diz ele, "porque o momento antes do incidente pode ser muito tranquilo, pegando as pessoas de surpresa". É por isso que os especialistas insistem na necessidade de manter o cinto de segurança afivelado durante o voo.
Ainda assim, alguns pesquisadores argumentam que há uma maneira de antecipar as turbulências de céus claros: observar os pássaros.
Embora apenas algumas espécies de aves alcancem a altura de um avião comercial de cruzeiro, estudar como elas respondem a altitudes mais baixas pode ajudar os meteorologistas a construir melhores modelos para prever as turbulências, afirma a especialista em voo de aves e fluxo de ar da Universidade de Swansea, no País de Gales, Emily Shepard, à BBC.
A especialista garante que algumas espécies até se adaptaram para lidar com "turbulências extremas"
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