Internacional
Inundações na Armênia deixam um morto e vilarejos isolados e fazem centenas de pessoas abandonarem casas; vídeos
Fortes chuvas atingiram o norte de país asiático, na fronteira com a Geórgia, e interrompeu serviço de trens entre eles

Fortes chuvas causaram transbordamento de rios e inundações na Armênia e na Geórgia, países da Ásia Ocidental, próximos à Turquia, neste fim de semana. O avanço da água deixou uma pessoa morta e vilarejos isolados, além de forçar que centenas de pessoas deixem suas casas. Nas redes sociais e na mídia local circulam vídeos de ruas e vilarejos tomados pelas inundações. A linha férrea que liga os dois países teve o serviço suspenso.
Tragédia: ONU estima o número de mortos em deslizamentos de terra em Papua Nova Guiné em 670
Pelo menos 230 pessoas foram evacuadas de áreas consideradas perigosas no norte da Armênia, segundo informações as agências. Imagens mostram como edifícios e infraestruturas, como pontes e estradas, ficaram destruídas. De acordo com a Tass, agência de notícias russa, o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, viajou para a região. Segundo o Ministério do Interior da Arménia, um idoso que caiu num rio na província de Lori.
Entre os danos a estruturas estão a destruição de cerca de 50 metros da rodovia Vanadzor-Alaverdi e o desabamento da ponte sobre o Rio Debed, que leva ao assentamento Karkop da comunidade Alaverdi, além da inundação de casas e prédios residenciais. O Rio Aghstafa, ainda na província de Lori, também transbordou. As informações são da mídia local, como a Radio Free Europe, e do ministério.
Conflito: Braço armado do Hamas afirma que disparou 'série de foguetes' contra Tel Aviv
A linha de trem entre a Armênia e a Geórgia foi fechada. A operadora ferroviária da Armênia disse que cancelou trens para a Geórgia devido a um deslizamento de terra na linha, de acordo com a AFP.
O rio Tashir também transbordou, o que levou à criação de uma sede operacional chefiada por Gnel Sanosyan, ministro da Administração Territorial e Infraestruturas, informou o site Armenian New.
Fome em Gaza: organizações pedem reconhecimento oficial
Ao site de notícias, Samvel Mkrtumyan, chefe do distrito administrativo de Shnogh na região de Lori, falou sobre o rastro de destruição deixado pelas inundações:
"As equipes de resgate não podem ir para a vila de Shnogh, a estrada está completamente fechada, estamos presos. Perto do Hotel Tufenkyan, a estrada está destruída, a rodovia M6 está completamente destruída. A situação é pior em Alaverdi, a água está fluindo pela cidade, a estação de Sanahin foi dividida em duas partes, a ponte foi destruída", destacou.
O primeiro-ministro Pashinyan ordenou a criação de uma sede de resposta a emergências para lidar com o resultado da calamidade natural, informou a agência Tass.
Imagens de vídeo em Marneuli e Bolnisi, na Geórgia, mostraram ruas submersas e veículos encalhados. A agência de notícias Interpress da Geórgia informou que pelo menos 15 aldeias ficaram isoladas do mundo exterior devido às fortes chuvas. As informações são da Reuters.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
4QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos