Internacional

'Avô heróico', diz filha de brasileiro morto em ataque do Hamas durante funeral em Israel

Agência O Globo - 26/05/2024
'Avô heróico', diz filha de brasileiro morto em ataque do Hamas durante funeral em Israel
'Avô heróico', diz filha de brasileiro morto em ataque do Hamas durante funeral em Israel - Foto: Reprodução/internet

O brasileiro Michel Nisembaum, de 59 anos, foi enterrado, neste domingo, na cidade israelense de Ashkelon. Após desaparecer no dia 7 de outubro do ano passado, quando o grupo terrorista Hamas lançou um ataque contra Israel, o corpo do brasileiro foi encontrado pelo Exército israelense na última sexta-feira.

— Fizemos de tudo para que todos te conhecessem. Desculpe, não conseguimos trazê-lo de volta (...) As crianças vão crescer e se lembrar do avô heróico que você foi, que não tinha medo dos terroristas e salvou pessoas no caminho. Graças a você, eles estão aqui. Eu te amo e sinto sua falta. Agora você está em casa — disse a filha do brasileiro, Chen, durante a cerimônia, segundo o jornal Times of Israel.

Segundo a agência Reuters, centenas de pessoas acompanhara o cortejo fúnebre do brasileiro. Além de Nisembaum, também foram resgatados os corpos do franco-mexicano Orión Hernández Radoux, de 32 anos, e do israelense Hanan Yablonka, de 42 anos.

— Quero agradecer ao Michel pela família maravilhosa que construímos juntos. Obrigado pelos seis netos e mais um a caminho, que eram o seu mundo inteiro e o meu. O apoio infinito, por fazer parte da minha vida. Você sempre estará em meu coração — disse a ex-mulher de Michel Nisembaum, Morelia.

De acordo com o comunicado do Exército, os três reféns morreram no dia do ataque do Hamas, que desencadeou a guerra, e seus corpos foram levados para Gaza. A prática foi observada em conflitos anteriores na região, como na Segunda Guerra do Líbano, na qual grupos rivais sequestraram corpos de israelenses para envolvê-los em trocas por prisioneiros vivos.