Esportes

Saiba o que está por trás da demissão de Xavi Hernández do Barcelona

Treinador teria sido demitido após entregar uma lista de dispensa com os nomes de João Félix, Lewandowski e Vitor Roque, segundo TV

Agência O Globo - 26/05/2024
Saiba o que está por trás da demissão de Xavi Hernández do Barcelona

Xavi Hernández teria sido demitido do Barcelona após entregar uma lista de dispensa com os nomes de João Félix, Lewandowski e Vitor Roque. A lista de dispensas de Xavi não ia de acordo com o planejamento que a diretoria esperava para a próxima temporada. A informação é do programa Gol a Gol, do canal espanhol TV3.

Vitor Roque não estava nos planos de Xavi. O treinador queria que o jovem fosse negociado, mas o Barcelona pensa em dar uma nova chance ao jogador para que a negociação não seja um fracasso.

Além disso, Xavi queria que Lewandowski fosse negociado. O técnico acreditava que uma venda do atacante poderia ajudar em contratações de outros jogadores importantes. O polonês vai se tornar o jogador mais bem pago do elenco na próxima temporada.

Questionado por jornalistas neste sábado sobre a demissão, o treinador disse:

— Estive com o presidente ontem, ele me transmitiu seus motivos do porquê acha que o clube precisa de uma mudança de rumo, de técnico, e a mim só resta aceitar e respeitar. Ele é quem decide todas as coisas do clube. Sou um homem de clube, sempre estarei à disposição do que a Barça precise. Demos as mãos, um abraço, nos desejamos sorte e serei um torcedor a mais no campo. Desejo o melhor a todos, e acima de tudo aos jogadores.

Logo após o episódio, que foi anunciado pelo clube na sexta-feira, Xavi utilizou sua conta no Instagram para se pronunciar e fazer um "desabafo" pela saída:

"Caros torcedores, meu período no banco do Barça terminará no domingo. Nunca é fácil deixar o clube da sua vida, mas faço-o com muito orgulho, depois de dois anos e meio à frente de um vestiário que tem sido como uma segunda família", escreveu antes da partida de despedida, neste domingo.

O Barça enfrente o Sevilla, às 16h (de Brasília), pela La Liga.

Apesar da demissão, Xavi contou que seguirá na torcida do Barcelona e agradeceu aos torcedores que o apoiaram durante o período.

"Quero agradecer o apoio e o carinho dos torcedores que sempre estiveram ao meu lado e sempre me demonstraram o mesmo amor de minha época como jogador de futebol. A partir de domingo, serei mais um jogador na arquibancada. Antes de ser jogador ou treinador, sou torcedor do Barcelona e só quero o melhor para o clube da minha vida, que me terá sempre ao seu dispor", explicou.