Internacional

'Panda da sedição' que invadiu o Capitólio em janeiro de 2021 é condenado, nos EUA

Um dos primeiros a entrar no prédio, Jesse James Rumson deverá receber a setença em setembro

Agência O Globo - 25/05/2024
'Panda da sedição' que invadiu o Capitólio em janeiro de 2021 é condenado, nos EUA
'Panda da sedição' que invadiu o Capitólio em janeiro de 2021 é condenado, nos EUA - Foto: Reprodução / internet

Preso pelo FBI em fevereiro do ano passado, o americano Jesse James Rumson, que participou da invasão ao Capitólio, no 6 de janeiro de 2021, fantasiado de panda, foi condenado por agredir um policial, segundo publicou a emissora CBS, nesta sexta-feira. Ele deve receber a sentença em setembro.

Leia mais: Quatro anos após o assassinato de George Floyd, seu irmão ainda tem pesadelos

Mundo: Quem é a mulher que espalhou medo em cidade argentina, com ataques incendiários, e se tornou a principal inimiga do governo Milei

O 'Panda da sedição', como Rumson ficou conhecido, foi preso pelas autoridades americanas no estado da Flórida. O americano se tornou mais uma das cerca de mil pessoas presas por participar do ato.

O FBI identificou o americano após receber uma denúncia e analisar imagens que o mostravam tirando e colocando a máscara. Segundo as autoridades americanas, Rumson foi um dos primeiros 20 a invadir o prédio. Imagens do dia mostram Rumson fantasiado de panda com uma bandeira branca na qual se lê "Não pise em mim".

De acordo com o FBI, o 'Panda da sedição' ficou cerca de 15 minutos dentro do prédio. Segundo os procuradores, enquanto estava dentro do Capitólio, Rumson perdeu a cabeça de Panda e chegou a ser algemado e forçado a sair do prédio. Evidências fotográficas mostraram que outros manifestantes ajudaram ele a se livrar das algemas. Do lado de fora do Capitólio, em meio a multidão, Rumson atacou um dos policiais que tentavam proteger o prédio.

Mais de 1.200 casos criminais foram instaurados pelo Departamento de Justiça americano após a invasão ao Capitólio. Cerca de 700 envolvidos se declaram culpados.