Economia

Usuários da Unimed Rio migrados para Unimed Ferj têm dificuldades para obter boleto da mensalidade

452.598 usuários em planos de assistência médica e 33.150 clientes em planos odontológicos foram migrados a partir de 1º de abril

Agência O Globo - 22/05/2024
Usuários da Unimed Rio migrados para Unimed Ferj têm dificuldades para obter boleto da mensalidade
Usuários da Unimed Rio migrados para Unimed Ferj têm dificuldades para obter boleto da mensalidade - Foto: Reprodução / internet

Usuários da Unimed-Rio migrados para a Unimed Ferj têm relatado dificuldades na transição entre os planos de saúde. Os beneficiários contam que boletos da mensalidade não estão sendo enviados e que, ao tentar entrar em contato com a empresa, enfrentam horas de espera no SAC, muitas vezes sem sucesso ou com ligações que caem.

Planos de saúde limitam reembolsos para reduzir custos. Entenda o que muda nas operadoras

E mais: Reajuste dos plano de saúde individuais deve ser de 7% neste ano

A transferência da carteira entre as operadoras foi confirmada em março. Segundo números da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 452.598 usuários em planos de assistência médica e 33.150 clientes em planos odontológicos foram migrados a partir de 1º de abril.

O professor Geraldo Xexéo foi um dos afetados. O pagamento da mensalidade de maio, programada para débito automático, não foi efetivado por problemas na emissão da cobrança. Ele conta que tentou emitir a segunda via pelo site, mas o sistema da operadora não reconhece seu cadastro. Já no aplicativo, o login funcionava, mas na hora de emitir o boleto, uma tela branca aparecia.

– Tentei alguma ajuda pelo telefone, mas é uma espera imensa. O que escutei era que minha posição na fila era a 3269. Fiz uma reclamação à ANS, e continuo sem conseguir pagar e sem conseguir entrar no site. O vencimento era dia 11. Já são dias em atraso – reclama.

Planos de saúde coletivos: Idec pede audiência pública à ANS por 'onda de cancelamentos' e altos reajustes

O produtor audiovisual Daniel Schmidt de Carvalho também passou por problemas. Já cadastrado no novo aplicativo da operadora, ele esqueceu a senha, e sem conseguir acessar o sistema, não podia emitir a mensalidade. Ao tentar resolver a pendência pelo SAC, foram 2h40 esperando por atendimento. A ligação caiu e o atendente retornou em seguida, corrigindo o problema.

– No fim das contas, consegui entrar no aplicativo e emitir o boleto. Mas ainda preciso da cobrança do plano odontológico. O boleto vence no dia 29 e até agora nada. Tive que ligar de novo, fiquei aproximadamente 50 minutos esperando, e o que me disseram é que se até um dia útil antes do vencimento não aparecer, eu deveria ligar novamente para comunicar o problema – conta.

Nas redes sociais, os relatos também se multiplicam, com usuários falando em dificuldade de acesso no site da Unimed Ferj, longas esperas pelos telefones e atendimento sem retorno pelo WhatsApp.

Em nota, a Unimed Ferj afirmou que "tem atuado de forma responsável a fim de sanar todas as necessidades de seus clientes o mais rápido possível".

A operadora ainda informou dúvidas sobre cobrança de multa por atraso – no caso dos clientes que não conseguiram emitir o boleto e já tenham passado do prazo – podem ser esclarecidas nos canais de atendimento.

"A operadora reforça que mantém um canal de comunicação ativo com todos os seus clientes, com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas em relação ao plano de saúde, tais como emissão de boleto, acesso à nova carteirinha, entre outras. Todas as informações estão disponíveis no site https://www.unimed.coop.br/site/web/riodejaneiro", diz o texto.

Migração

A transferência dos usuários da Unimed-Rio para Unimed Ferj foi decidida no início de março em reunião feita pela ANS, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPRJ), Defensoria Pública do Estado do Rio (DPERJ), Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed, além da Unimed-Rio e Unimed Ferj.

A operadora estava sob direção fiscal e técnica da ANS desde 2015. Segundo a agência, a Unimed-Rio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, deixando de atuar como operadora de plano de saúde.

Planos de saúde: com reajuste à vista, portabilidade é opção para tentar fugir de aumento. Veja regras

Na reunião, ficou acordado que a Unimed Ferj vai manter a rede da Unimed-Rio, com a contração de todos os serviços operacionais da Unimed-Rio para suportar a fase de transição de transferência de carteira ao longo de 2024.

Além disso, a Unimed Ferj vai arrendar o hospital e os prontos atendimentos da Unimed-Rio, assumindo autonomia sobre a gestão, o dimensionamento estrutural e o direcionamento assistencial de todo equipamento arrendado, além de ficar responsável pela dívida assistencial da Unimed-Rio com laboratórios e clínicas.

De acordo com a agência reguladora, a transferência da carteira não pode causar qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários, desde alterações de preço, produtos, rede e carências. Os médicos (são cerca de quatro mil cooperados) também vão continuar com as mesmas condições atuais da Unimed Rio.