Alagoas
Lelo Maia destaca passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no último sábado, 18 de maio, foi abordado pelo deputado Lelo Maia (União Brasil) durante a sessão ordinária desta terça-feira, 21.
O parlamentar reforçou a necessidade de todos estarem atentos, uma vez que no Brasil, a cada hora, quatro meninas são vítimas de violência sexual.
Maia apresentou dados dando conta de que mais de 70% desses crimes acontecem dentro da própria casa da vítima, sendo mais de 80% dos agressores pessoas conhecidas. Em cerca de 70% dos casos a violência é praticada por familiares.
“Apesar do alto número, apenas 8% dos casos são notificados. Ou seja, é um crime altamente subnotificado, uma vez que o ambiente em que ele acontece é o familiar. Por isso, muitas vezes a vítima é descredibilizada.
Isso tem que acabar”, enfatiza Lelo Maia, acrescentando que dados divulgados pela RAVE - Rede de Atenção à Violência de Alagoas -, de janeiro a março deste ano, apontam que 333 crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual no Estado.
“Os números são alarmantes e precisamos criar políticas públicas para combater esse tipo de crime. Não adianta dizer que o poder público sozinho vai resolver”, argumenta Lelo Maia, destacando a necessidade da escola, das instituições legais e de Saúde nesta rede de apoio e proteção às crianças e adolescentes. “Mas é importante também que a sociedade enxergue.
É necessário que a gente denuncie, pois só assim vamos combater esse crime. É fundamental ainda educar nossas crianças como forma de prevenção à violência física e sexual”, completou o parlamentar.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5VIOLÊNCIA
Mulher é resgatada após 20 dias em cárcere no Jacintinho; ex-marido e comparsa são suspeitos de tortura e estupro