Variedades

Atriz fala de personagem sexualizada aos 12 anos de idade e de como sofreu ao engordar 34 kg na TV

Em podcast apresentado por atrizes da série 'Pretty Little Liars', Sasha Pieterse lembra da pressão estética em Hollywood e conta que foi diagnosticada com Síndrome do Ovário Policístico

Agência O Globo - 20/05/2024
Atriz fala de personagem sexualizada aos 12 anos de idade e de como sofreu ao engordar 34 kg na TV
Atriz fala de personagem sexualizada aos 12 anos de idade e de como sofreu ao engordar 34 kg na TV - Foto: Reprodução/internet

Alison DiLaurentis em “Pretty Little Liars”, Sasha Pieterse se tornou a it girl que todas as jovens desejavam ser em 2010, quando o episódio piloto da primeira temporada da série norte-americana foi lançado. Em entrevista ao podcast “Pretty Little Liars: True Crime”, apresentado pelas atrizes Tammin Sursok e Lindsey Shaw, a artista se pronunciou sobre as polêmicas em relação à sua sexualização aos 12 anos, quando deu vida à personagem pela primeira vez. Ela também admitiu ter se sentido constrangida por ter engordado 34 quilos durante as gravações da série, em decorrência da Síndrome do Ovário Policístico (SOP) no final da adolescência.

Aos 13, Sasha gravou a primeira temporada, com cerca de dez anos a menos do que as outras quatro atrizes principais, Ashley Benson, Lucy Hale, Shay Mitchell e Troian Bellisario. Apesar da diferença de idade, os fãs demoraram a identificar problemáticas relacionadas à sexualização – um tópico debatido a partir de 2015, próximo ao final do seriado, que teve seu último capítulo lançado em 2017.

– Sinto que sou uma espécie de enigma. Todos os meus amigos eram, pelo menos, cinco anos mais velhos. Sou filha única, entrei na indústria aos três anos e meio e cresci em torno dessas pessoas (celebridades da mídia) e desse ambiente. Fui intoxicada da melhor forma. Adoro estar no set. Amo estar rodeada por adultos. Não me conectava com pessoas da minha idade. Estudei em casa, tinha uma base sólida de amizades fora da indústria, mas eram mais velhas. Ia aos bailes da escola, namorava, não me sentia fora do lugar – relembra a atriz.

A apresentadora Tammin expressou descontentamento ao frisar que não via nenhum problema na época, mas que “agora, não está tudo bem”.

– Interpretar alguém mais velho está tudo bem, mas como uma garota de 12 anos, você era muito sexualizada. Não poderia imaginar outra pessoa no papel, mas não gosto do fato de que você tinha 12 anos – criticou Tammin.

Outra colega de cena acrescentou:

– Você tinha uma sensibilidade feroz na série, uma presença sexual forte. Era como se você trouxesse o fogo, o molho para a série. E você fez isso tão bem – comentou Lindsey, coapresentadora do podcast dedicado às curiosidades e aos segredos de "Pretty Litlle Liars".

Sasha refletiu sobre a situação toda, sem chegar a conclusões.

– Se deveria ter sido assim? Talvez não. Acho difícil (dizer) porque não acho que tiraram vantagem de mim em "PLL''. Eu amava o elenco. Eles eram incríveis e me tratavam bem e me protegiam. Alisson era sexualizada; essa era a personagem. Estava nos livros. Se deveriam ter escalado uma garota de 18 anos para o papel? Podemos debater o dia todo. Não sei -- avaliou ela no podcast.

– Acho que tudo é sobre a maneira que é feita, garantindo que, seja lá qual criança estiver fazendo o papel, esteja bem – opinou a protagonista de 'Pretty Little Liars'.

A intérprete de Alison DiLaurentis se desdobra, por outro lado, na relação com o próprio corpo, fortemente impactada pelo diagnóstico da Síndrome do Ovário Policístico aos 17 anos. A artista pontua que “a parte mais difícil foi não saber o que estava acontecendo, não saber que estava ganhando peso” por conta da síndrome.

– Ganhei 34 quilos em um ano e não tinha ideia da causa. Estava em uma série, na televisão, fazendo o papel da personagem principal. Se soubesse o que estava acontecendo, teria sido franca e dito "pessoal, isso está acontecendo, fui ao médico e estou lidando assim''. Seria mais fácil em alguns sentidos porque teria uma explicação para mim mesma e, também, teria algo a dizer para as outras pessoas – destacou a atriz sul-africana.

Segundo Sasha, o público questionava se ela estava grávida, uma hipótese “mais fácil de se apostar” a partir do ganho de peso. No contexto das redes sociais, a atriz também lamentou ter se sentido julgada. Hoje, ela tem 18 milhões de seguidores e compartilha registros dos trabalhos como atriz e da rotina com o filho, o pequeno Hendrix, de 3 anos.

– Para a maior parte das pessoas no set estava tudo bem, ninguém ficou louco e disse para mim "você precisa perder peso'', mas senti de outras maneiras. Senti, na escrita, uma transição no que os diretores estavam fazendo com a minha personagem. E, é claro, na forma como estava vestida. Fui vestida como uma política por três anos: sempre usando blazer. Eu amava a equipe de figurino, mas odiava o que estava acontecendo. Eles estavam cobrindo tudo com suéter e blazer.

Sasha descreve que, no início da adolescência, “tinha um bom metabolismo de uma garota de 13 anos”, o que a fazia usar “um tamanho menor”. Durante anos, os fãs compararam as imagens de Alison nos primeiros episódios com takes de cenas das temporadas mais recentes. Reflexiva, ela descreve haver uma “comparação genética de tamanho” no meio midiático das celebridades.

– Alguém me disse "essa atriz é de um certo tamanho, você é menor do que ela nos seus tamanhos de jeans'', como se fosse algo de que eu deveria me orgulhar. Isso sempre ficou comigo. Agora, que estou cinco tamanhos maior do que essa outra atriz, (me pergunto) "o que você diz sobre mim para aquela pessoa ou para outras''? – desabafou.

– Era um jogo de comparação não intencional ou intencional. Nunca me senti assim em relação às mulheres, acho que isso é tão ridículo e injusto. Temos tantas outras coisas, isso era tão tóxico – finalizou ela.