Alagoas

Estão abertas as inscrições para selecionar instrutores e compor o Capacita SUAS 2024

20/05/2024
 Estão abertas as inscrições para selecionar instrutores e compor o Capacita SUAS 2024
Beatriz Saldanha / Ascom Seades

Por meio de contrato firmado com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, disponibiliza o edital Nº 07/2024 - PROEX/IFAL, que consta a abertura das inscrições para a seleção de instrutores que vão compor o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas) - 2024.


As inscrições podem ser realizadas até às 23h30 do dia 24 de maio de 2024. Os cursos serão ofertados de forma presencial, por meio do bolsa-formação, que será financiado pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), de responsabilidade da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).


No total, três cursos vão ser disponibilizados. São eles: Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS; Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS; e Atualização de Planos de Assistência Social.


As aulas serão ministradas de acordo com o desenvolvimento das ações do curso previsto, com carga horária de 40 horas cada curso, dividido em três ciclos de acordo com anexo III: de 08/07 a 12/07, de 22/07 a 26/07 e 05/08 a 09/08 de 2024, podendo este prazo ser prorrogado e/ou alterado conforme necessidade institucional.


A convocação dos candidatos selecionados obedecerá à lista de classificação e ocorrerá conforme demanda do IFAL, de acordo com o quantitativo de turmas ofertadas em cada polo. 


Capacita SUAS 

O Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS) contempla ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS. Tem como público-alvo profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS para a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do SUAS nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios.