Internacional
Neblina espessa, frio severo e previsão de chuva atrapalham buscas por helicóptero com o presidente do Irã; fotos
Aeronave com Ebrahim Raisi teria feito um pouso forçado devido ao mau tempo
O Irã iniciou neste domingo uma operação de resgate no noroeste do país para encontrar um helicóptero no qual viajava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e que teria sofrido um “acidente”, anunciou a imprensa estatal. Condições climáticas desfavoráveis, incluindo uma neblina espessa, e previsões de "frio severo" e mais chuva, no entanto, dificultam os esforços na região, afirmou o ministro do Interior, Ahmed Vahidi, à televisão estatal.
Saiba mais: veja tudo o que se sabe sobre a queda de helicóptero com o presidente do Irã
Ebrahim Raisi: quem é o presidente ultraconservador do Irã acusado de atuar no 'Comitê da Morte'
À agência de notícias Reuters, um funcionário do governo que não quis ser identificado afirmou que o helicóptero que transportava o presidente iraniano caiu enquanto atravessava um terreno montanhoso sob forte neblina. Ele disse ainda ter “esperança”, mas pontuou que “as informações vindas do local do acidente são muito preocupantes”.
A televisão estatal disse que o incidente aconteceu perto de Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão, a cerca de 600 quilômetros a noroeste da capital iraniana, Teerã. Mais tarde, a mesma fonte afirmou que o caso ocorreu mais ao leste, próximo da aldeia de Uzi, mas os detalhes permanecem contraditórios. Um oficial do governo usou a palavra “acidente” para descrever o ocorrido, embora tenha admitido a um jornal iraniano que ainda não havia chegado ao local do pouso.
— O estimado presidente e sua comitiva estavam a caminho de volta a bordo de alguns helicópteros e um dos helicópteros foi obrigado a fazer um pouso forçado devido ao mau tempo e à neblina — disse o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, em comentários transmitidos pela TV estatal. — Diversas equipes de resgate estão a caminho da região, mas devido ao mau tempo e à neblina, pode levar tempo para alcançar o helicóptero.
A IRNA chamou a área do incidente de “floresta”, uma região conhecida por ser montanhosa. A TV estatal exibiu imagens de veículos percorrendo uma área arborizada, e o chefe do Estado-Maior do Exército iraniano ordenou a utilização de todos os seus recursos para ajudar nas operações de busca e resgate relacionadas ao incidente.
Mais lidas
-
1MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
2REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa acalorada na Câmara: Salomão Torres insiste na corrida pela presidência da Casa com apoio do prefeito-imperador
-
5NEGADA A MATERIALIDADE
Os 5 policiais militares acusados da morte do servente Jonas são absolvidos após julgamento