Internacional
Meteoro corta o céu de Portugal e clarão transforma noite em dia por um instante; vídeos
Objeto entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 161 mil km/h, segundo instituto

Uma bola de fogo iluminou o céu de Portugal na noite deste sábado. O clarão foi visível em diversas regiões do país, e também em algumas áreas da Espanha. Segundo o Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), o objeto entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 161 mil km/h.
Diversos vídeos foram publicados nas redes sociais registrando o clarão que transformou a noite portuguesa em dia por um instante. O meteoro foi visível pouco antes da meia-noite, e pôde ser visto em várias regiões do país, como Porto, Algarve e Miranda do Douro, além de outras partes da Península Ibérica.
De acordo com o IAA-CSIC, o meteoro se tornou visível a uma altura inicial de 122 quilômetros da superfície terrestre, e possivelmente se desintegrou a uma altura de 54 quilômetros. Foram feitas buscas por vestígios do objeto no distrito de Viseu, mas nada se encontrou.
Em entrevista ao jornal espanhol ‘Granada Hoy’, o astrofísico José María Madiedo afirmou que o meteoro possivelmente era uma rocha espacial que se desprendeu de um cometa, e que não chegou a atingir a superfície terrestre.
Mais lidas
-
1NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
2HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA