Internacional

Ucrânia anuncia retirada de seu exército em áreas da frente norte de batalha com a Rússia

Zelensky cancelou visita que faria à Espanha nesta sexta-feira

Agência O Globo - 15/05/2024
Ucrânia anuncia retirada de seu exército em áreas da frente norte de batalha com a Rússia

O exército ucraniano anunciou nesta quarta-feira que se retirou de algumas áreas da frente norte de batalha, na região de Kharkiv, onde a Rússia lançou uma ofensiva em 10 de maio. Informações preliminares dão conta que o presidente Volodymyr Zelensky cancelou visita que faria à Espanha na sexta-feira.

Às vésperas de ir a Pequim, Putin elogia o 'desejo genuíno' da China de resolver a guerra na Ucrânia

Ucrânia admite 'sucesso tático' da Rússia ao norte de Kharkiv e rebate críticas sobre falhas na defesa

“Em algumas áreas, perto de Lukyantsi e Vovchansk, em resposta ao fogo inimigo e a um ataque de infantaria, as nossas unidades manobraram na direção de posições mais favoráveis ​​para salvar as vidas dos nossos soldados e evitar perdas", relatou um major ucraniano, em redes sociais.

Por sua vez, a Rússia afirmou, também nesta quarta-feira, ter neutralizado 17 drones ucranianos que tinham como alvo, entre outros, um depósito de combustível na região de Rostov, no Sul, onde está o quartel-general militar da operação russa na Ucrânia.

"Da noite para o dia, várias tentativas do regime de Kiev de realizar ataques terroristas contra alvos em território russo foram evitadas", disse o Ministério da Defesa, em comunicado.

Os sistemas de defesa aérea russos interceptaram e destruíram 17 drones em várias regiões fronteiriças da Ucrânia, bem como dez mísseis ATACMS sobre a península anexada da Crimeia, segundo a mesma fonte.

Na região de Rostov, dois drones atacaram um depósito de combustível, causando explosões, disse o governador local, Vasily Golubev, no Telegram.

O ataque não causou nenhum incêndio e “ninguém ficou ferido”, segundo ele.