Política

Boulos intensifica agenda com Marta para sanar desconhecimento sobre a vice

Pesquisas internas mostraram que maioria da população não sabe que ex-prefeita está na chapa do psolista

Agência O Globo - 14/05/2024
Boulos intensifica agenda com Marta para sanar desconhecimento sobre a vice
Boulos intensifica agenda com Marta para sanar desconhecimento sobre a vice - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A pré-campanha da candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo vai ampliar os compromissos conjuntos entre o deputado federal e sua pré-candidata a vice, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), a partir deste mês.

Entrevista Guilherme Boulos: Rejeição alta ou baixa não significa inviabilidade ou trunfo eleitoral

Entrevista Ricardo Nunes: Não vou esconder Bolsonaro, mas fazer agenda juntos vai depender dele

A ideia é resolver um problema detectado em pesquisas internas feita pela equipe: a maior parte da população paulistana desconhece que a ex-prefeita é postulante a vice na chapa de Boulos.

Marta deixou a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) no início de janeiro após articulação do presidente Lula (PT) para tê-la como vice do líder do movimento sem-teto. Após ter rompido com o PT durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, Marta voltou ao partido para representá-lo na chapa.

A preocupação em reforçar as agendas conjuntas reside na constatação de que Marta é bem avaliada pela população periférica e considerada um ativo da pré-campanha. Sem a associação com ela, portanto, Boulos perde apelo perante o eleitorado.

A primeira agenda pública dos dois como companheiros de chapa ocorreu em março, em Parelheiros, conhecido reduto de Marta. Recebida com afagos por moradores locais, a ex-prefeita visitou uma aldeia indígena da região, onde inclusive apresentou Boulos, então desconhecido de parte daquela população, como pré-candidato à prefeitura de São Paulo.

Lauro Jardim: O desafio de Boulos em relatar a cassação de Janones por rachadinha

Uma pesquisa Datafolha divulgada em março apontou que Marta aparece em primeiro lugar na preferência dos paulistanos entre os ex-prefeitos dos últimos 40 anos. Ela é considerada a melhor prefeita de São Paulo para 16% da população, enquanto Paulo Maluf é escolhido por 13%. Mário Covas, Fernando Haddad e Luiza Erundina aparecem empatados em terceiro lugar, com 11%.

Até agora, a estratégia da pré-campanha foi deixar Boulos e Marta separados, para que eles conversassem com públicos diferentes e ampliassem a área de atuação. Enquanto Marta tem se concentrado em encontros fechados com lideranças políticas e empresários, Boulos tem ido a campo para eventos com a militância e categorias específicas.

— As marcas que Marta deixou na cidade ainda estão muito vivas na memória da população. As pessoas lembram como era pagar por várias conduções todo dia para ir e voltar do trabalho antes do Bilhete Único entre tantas outras coisas. O povo não esquece — diz Josué Rocha, um dos coordenadores da pré-campanha.

Na noite desta segunda-feira, os dois estiveram juntos em um jantar de arrecadação de fundos para a campanha no Clube Homs, na Avenida Paulista. No próximo sábado eles devem se encontrar com pré-candidatos dos partidos da coalizão no Clube Juventus.

Aliados de Boulos querem levar a dupla mais vezes à periferia, onde a força da ex-prefeita é sentida em razão das obras feitas durante a sua gestão (2000-2004). Moradores costumam elogiar a criação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e do Bilhete Único, que unificou as passagens de ônibus, metrô e trem em São Paulo.

A apreensão em relação à chegada de Marta na pré-campanha, que era externada por dirigentes do PSOL no começo do ano, tem se dissipado. A ex-prefeita costumava ser lembrada como alguém de baixa confiança, em razão de sua mudança de lado em 2015 — quando ela deixou o PT após 33 anos para se filiar ao MDB de Michel Temer, que viria a assumir a Presidência —, mas agora ela costuma ser elogiada por aliados de Boulos.