Internacional

Em meio à crise no Rio Grande do Sul Lula recebeu ex-presidente da Argentina no Planalto

Encontro com o peronista Alberto Fernández, amigo pessoal do presidente brasileiro, ocorreu durante a tarde desta segunda, em Brasília

Agência O Globo - 14/05/2024
Em meio à crise no Rio Grande do Sul Lula recebeu ex-presidente da Argentina no Planalto
Em meio à crise no Rio Grande do Sul Lula recebeu ex-presidente da Argentina no Planalto - Foto: Reprodução / internet

O presidente Luiz Inácio Lula das Silva se reuniu na tarde desta segunda com o ex-presidente da Argentina, o peronista Alberto Fernández (2019-2023), no Palácio do Planalto. O encontro foi divulgado por Fernández em sua conta na rede social X (ex-Twitter). Segundo fontes do governo brasileiro, na conversa foi analisada a crise argentina e o desempenho do governo de Javier Milei, com quem Lula nunca se encontrou nem manteve qualquer tipo de contato.

Novas ‘relações carnais’: Milei consolida alinhamento com os EUA e aposta em mundo bipolar

Janaína Figueiredo: O desencontro de Lula e Milei nas agendas externas

No mesmo dia em que cancelou uma viagem de Estado ao Chile que estava prevista para esta quinta-feira, Lula recebeu Fernández no Planalto num dia complicado para o presidente brasileiro pela grave situação no Rio Grande do Sul. "Hoje tive a enorme sorte de me encontrar com meu amigo de sempre, o presidente do Brasil @LulaOficial. Lhe transmiti nossa solidariedade pela tragédia que vive o Sul do Brasil em consequência das tremendas inundações que deixaram centenas de vítimas e enormes perdas materiais", escreveu Fernández na rede X.

No que pareceu um recado ao presidente e líder da ultradireita argentina, Fernández escreveu, ainda, que "temos de unir esforços para que nossas relações culturais e comerciais não diminuam. Devemos entender que temos um destino comum que nenhuma teimosia ideológica pode vulnerar".

Desde que Milei assumiu o poder, em 10 de dezembro de 2023, o vínculo bilateral entrou numa fase de esfriamento, mas as chancelarias de ambos os países trabalham para evitar que as diferenças entre os dois chefes de Estado afetem profundamente a relação. O comércio bilateral está em baixa apesar desses esforços, sobretudo pela grave crise econômica que assola a Argentina.

Semana passada, a Casa Rosada enviou um Hércules C-130 da Força Aérea Argentina com destino a Canoas, no Rio Grande do Sul, levando duas estações purificadoras e 72 mil pastilhas potabilizadoras de água para ajudar o estado. O gesto foi destacado por fontes diplomáticas brasileiras, mas Lula e Milei, mais uma vez, evitaram contatos diretos. Já Fernández é amigo pessoal do presidente brasileiro, a quem visitou em Curitiba quando Lula estava preso.