Economia

Bolsas de NY fecham sem sinal único, em sessão com expectativas por dados de inflação nos EUA

Matheus Andrade, especial para a AE 13/05/2024
Bolsas de NY fecham sem sinal único, em sessão com expectativas por dados de inflação nos EUA
Bolsas de NY fecham sem sinal único, em sessão com expectativas por dados de inflação nos EUA - Foto: Reprodução / internet

As bolsas de Nova York fecharam sem sinal único nesta segunda-feira, 13, em uma sessão de agenda esvaziada em indicadores macroeconômicos. Investidores têm grande expectativa pela publicação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) e produtor (PPI) de abril nos Estados Unidos, o que deve oferecer sinalizações sobre os próximos passos para a política monetária. Por sua vez, entre as ações chamou a atenção a disparada de papéis específicos em movimentos de investidores varejistas, o que levantou a possibilidade de um retorno das "Memestocks", como a questão ficou conhecida há três anos.

O Dow Jones fechou em baixa de 0,21%, em 39.431,51 pontos, o S&P 500 caiu 0,02%, a 5.221,42 pontos, e o Nasdaq avançou 0,29%, a 16.388,24 pontos. O Dow Jones foi pressionado pelas perdas da Merck (-0,58%), que descontinuou pesquisa de nova linha do medicamento Keytruda para câncer de pele, e da Chevron (-0,78%), em meio a notícias sobre empecilhos para o acordo de compra de US$ 53 bilhões da Hess Corporation.

O vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Philip Jefferson, disse nesta segunda considerar apropriado manter juros em nível restritivo até se ter mais evidências no progresso na inflação, dada a recente atenuação do processo desinflacionário.

O papel da Gamestop avançou 74,40%, após saltar até 110% e ter sua negociação interrompida várias vezes nesta manhã em Wall Street, diante do que parece ser um entusiasmo com "ativos meme". O gatilho, desta vez, foi uma publicação no X (antigo Twitter) da conta chamada "Roaring Kitty". Seguindo o movimento, AMC saltou 78,35%, Faraday Future Intelligent Electric ganhou 32,32% e Novavax subiu 47,64%.

O American Depositary Receipt (ADR) da fabricante de chips Arm subia 7,71%, após a notícia de que a empresa planeja lançar semicondutores de inteligência artificial (IA) em 2025. Intel avançava 2,21%, na esteira da notícia sobre negociações com a gigante financeira Apollo Global Management em relação ao suprimento de US$ 11 bilhões para ajudar a construir fábrica de chips na Irlanda.

As ações do Duolingo recuaram 3,79%, no que foi atribuído por analistas ao anúncio do ChatGPT de uma nova funcionalidade de tradução por voz em tempo real, o que poderia afetar a busca pelo sistema de ensino de idiomas.