Internacional

Milhares de pessoas são evacuadas devido a violentos incêndios florestais no Oeste do Canadá

Agência O Globo - 13/05/2024
Milhares de pessoas são evacuadas devido a violentos incêndios florestais no Oeste do Canadá
Milhares de pessoas são evacuadas devido a violentos incêndios florestais no Oeste do Canadá - Foto: Reprodução/internet

Milhares de pessoas tiveram de ser evacuadas, no Oeste do Canadá, onde centenas de incêndios florestais causaram estragos nesse domingo.

- Os incêndios nos cercam por toda parte, de oeste a nordeste. E estamos preocupados, porque não há umidade à vista nesta região - disse o prefeito de Fort Nelson, Rob Fraser, implorando aos cem moradores que abandonassem a cidade.

Depois de quase duplicar a área atingida durante o dia, o fogo, já alcançando cerca de 4 mil hectares, poderá atingir algumas residências na manhã desta segunda-feira (hora local), segundo estimou o serviço de bombeiros da província da Colúmbia Britânica (BCWS).

Cerca de 3.500 pessoas tiveram que ser deslocadas 400km mais ao Sul, na noite de sexta-feira.

- As próximas 48 horas serão difíceis devido à previsão de ventos de oeste e ambiente com materiais extremamente secos e voláteis”, disse Ben Boghean, do BCWS, acrescentando que os 70 bombeiros que respondem ao incêndio também podem estar em perigo.

Na província vizinha de Alberta, 44 incêndios estão em curso, incluindo um localizado a cerca de 15km de Fort McMurray, obrigando os residentes a prepararem-se para uma possível evacuação.

Essa localidade do Noroeste da província, situada no coração da floresta boreal e conhecida pelas suas areias betuminosas, já havia sido devastada em maio de 2016, quando os seus 90 mil habitantes foram retirados às pressas e mais de 2.500 edifícios acabaram destruídos, na maior catástrofe do país.

- Estamos no nível 5 de seca (o mais alto), o que torna muito difícil (…) controlar esses incêndios florestais, mas vamos fazer todo o possível para conter este - concluiu o prefeito Fraser.

Ordens de evacuação também foram emitidas neste fim de semana em pequenas cidades de Alberta e Manitoba, enquanto ventos violentos espalharam fumaça por todo o Oeste do país, sufocando várias grandes cidades. Segundo o governo federal, a qualidade do ar nessas áreas apresenta riscos “muito elevados”.

Em 2023, o Canadá viveu a pior temporada de incêndios da sua História. As chamas, que varreram o país de Leste a Oeste, queimaram mais de 15 milhões de hectares, custaram a vida de oito bombeiros e obrigaram as autoridades a evacuar 230 mil pessoas.