Internacional
Sobe a 41 o número de mortos devido a inundações na Indonésia
Ainda há 17 desaparecidos e equipes de resgate seguem com as buscas

O número de mortos devido às inundações e aos fluxos de lava fria de um vulcão, na Ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, aumentou para 41, enquanto 17 pessoas continuam desaparecidas, informou nesta segunda-feira a agência local de catástrofes.
"Os dados da noite passada foram de 37 mortes... Mas desde esta manhã aumentaram novamente, o número chegou a 41 (mortes)", disse Ilham Wahab, funcionário da agência de mitigação de desastres de Sumatra Ocidental, acrescentando que salva-vidas procuram 17 pessoas desaparecidas.
Os distritos de Agam e Tanah Datar foram atingidos por inundações repentinas e fluxo de lava fria por volta das 22h30 (horário local) de sábado, de acordo com a agência de busca e resgate de Basarnas. A lava fria, também conhecida como lahar, é um material vulcânico como cinzas, areia e seixos carregado pelas encostas de um vulcão pela chuva.
Destruição
No distrito de Tanah Datar, várias mesquitas e uma piscina pública foram danificadas na área, com grandes pedras e troncos espalhados pelo chão, segundo um jornalista da AFP presente no local.
Em Lembah Anai, um ponto turístico popular com uma cachoeira em Tanah Datar, uma estrada que liga as cidades de Padang e Bukittinggi foi severamente danificada e o acesso de carros foi cortado. Em um rio próximo, dois caminhões foram arrastados pelas cheias e pelas fortes correntes do rio, disse o jornalista.
Em Agam, dezenas de casas e instalações públicas foram danificadas, segundo o chefe da agência de desastres do distrito, Budi Perwira Negara.
O governo local criou centros de evacuação e postos de emergência em diversas áreas dos distritos de Agam e Tanah Datar.
A Indonésia está sujeita a deslizamentos de terra e inundações durante a estação chuvosa. Em março, pelo menos 26 pessoas foram encontradas mortas após deslizamentos de terras e inundações que atingiram o oeste de Sumatra.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
3FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
4HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
5EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios