Internacional
Hungria e China assinam acordos de cooperação estratégica, após visita de Xi Jinping ao país

A Hungria e a China assinaram uma série de novos acordos nesta quinta-feira, 9, para aprofundar sua cooperação econômica e cultural durante uma visita do presidente chinês Xi Jinping ao país da Europa Central, uma viagem destinada a solidificar a presença econômica da China na região.
As autoridades húngaras e chinesas concluíram um acordo de parceria estratégica e assinaram 18 outros acordos e memorandos de entendimento, mas nenhum investimento importante foi anunciado durante a coletiva de imprensa realizada após as conversas.
Xi e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, conversaram na capital Budapeste como parte da última parada do líder chinês em uma viagem europeia de cinco dias, que também passou pela Sérvia e pela França. Orbán elogiou a "amizade contínua e ininterrupta" entre os dois países desde o início de seu mandato em 2010 e prometeu que a Hungria continuaria a receber mais investimentos chineses.
Pequim investiu bilhões na Hungria e vê o membro da União Europeia como um importante ponto de apoio dentro do bloco comercial de 27 membros. A Hungria possui diversas fábricas de produção de baterias chinesas para veículos elétricos (EVs) e anunciou em dezembro que receberá a primeira fábrica da montadora chinesa BYD na Europa, além de participar de um projeto ferroviário da iniciativa "Belt and Road" para conectar o país ao porto de Pireu, na Grécia.
Também na coletiva, Xi afirmou que ele e Orbán concordaram que a Belt and Road "é altamente consistente com a estratégia húngara de abertura para o leste" e promove as relações entre a União Europeia e a China.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2REAÇÃO
Recibo de cabaré com “tarifa do Trump” viraliza nas redes sociais
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
5POLÍTICA EM EVOLUÇÃO
Lula sela indicação de Marluce Caldas ao STJ em encontro com Lira, Renan Filho e JHC no Alvorada