Política

Presidente do PSB em Recife nega interesse de João Campos em tirar Túlio Gadêlha da disputa

Em meio à embate interno com o PSOL, deputado federal acusou prefeito de ter interesse de que Dani Portela seja a representante da federação

Agência O Globo - 08/05/2024
Presidente do PSB em Recife nega interesse de João Campos em tirar Túlio Gadêlha da disputa
Prefeito João Campos

O presidente municipal do PSB em Recife, Gabriel Leitão, negou nesta quarta-feira que o prefeito João Campos (PSB) tenha qualquer interesse em que o deputado federal Túlio Gadêlha não dispute as eleições deste ano. O posicionamento ocorre após o parlamentar ter acusado Campos de tentar influenciar na escolha do nome que irá representar a federação Rede/ PSOL.

Após determinação de governador bolsonarista, Justiça proíbe demissões de professores em SC

'É tiro, porrada e bomba': em SC, prefeito bolsonarista compra 14 fuzis para guarda municipal

— Prefeito está focado na gestão. Esse é um debate que está sendo feito pela federação Rede/ PSOL. João Campos é o único confirmado nessa disputa das eleições municipais, é natural que potenciais adversários mirem o prefeito — diz Leite.

Por trás das acusações de Gadêlha, há um impasse interno entre os partidos, já que a deputada estadual e líder da oposição à governadora Raquel Lyra (PSDB), Dani Portela (PSOL), também se colocou enquanto pré-candidata.

Recentemente, Portela foi oficializada pré-candidata da federação, o que gerou uma reação do deputado, citando João Campos. Quando vereadora na Câmara Municipal, a psolista integrava a oposição ao PSB, mas as diferenças diminuíram em 2022, quando ambos os partidos apoiaram a eleição de Lula (PT). Atualmente, o mandato coletivo das Pretas Juntas também faz oposição ao prefeito.

Em fevereiro deste ano, Campos foi a sua casa para conhecer seu filho mais novo, Jorge, de três meses, e lhe teceu elogios. Os dois tem em comum a governadora enquanto adversária.

— Conhecendo o pequeno Jorge, filhinho recém-nascido da deputada Dani Portela e de Jesualdo, e desejando muita saúde, felicidade e uma vida maravilhosa pra ele. Seja bem-vindo, Jorge! E saiba que você tem mãe guerreira e muito orgulhosa com a sua chegada — disse João Campos à época.

Neste contexto, Gadêlha afirmou que Campos preferiria concorrer contra Portela e afirmou que esta não é a primeira vez que o PSB estaria inviabilizando sua pré-candidatura. Segundo ele, em 2020, a sigla entregou a vice-prefeitura ao PDT, do qual era filiado à época, para que ele não participasse do pleito.

— Tentam fazer isso com o PSOL, partido da nossa federação e que historicamente sempre foi oposição ao PSB em Pernambuco. Se a avaliação do prefeito está tão boa, não entendo o medo em discutir o Recife conosco. Seguimos firmes com nossa pré-candidatura — disse.